O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) entregou mais um selo do seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM/Conagreste) para um estabelecimento que produz produto de origem animal, no município de Viçosa. A concessão do selo, aconteceu nesta sexta-feira (14), em uma solenidade comemorativa aos 192 anos de Emancipação Política do município.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, entregou o Título de Registro do SIM/Conagreste ao Apiário Princesa das Matas, que fica localizado na zona rural de Viçosa. O documento foi entregue nas mãos do proprietário do estabelecimento, Pedro Acioli de Souza.

“Estou muito feliz pela oportunidade em que obtivemos esse selo, que atesta tanto a qualidade, como um serviço de inspeção ao Apiário Princesa das Matas, o que nos fornece e nos dá oportunidade de comercializarmos com segurança alimentar necessária para os nossos munícipes. Então Viçosa hoje está feliz, eu acredito, com essa nova abertura do agro para a comercialização de produtos. Um grande entrave para nós produtores rurais é a comercialização e esse selo irá facilitar isso. Estou feliz! Espero que Viçosa consuma nosso mel e que outras cadeias produtivas do município possam obter esse selo”, disse Pedro Souza.

Agora, com o selo SIM/Conagreste, o mel fabricado pelo Apiário Princesa das Matas ganhou certificação, passa a ser um produto inspecionado e que pode ser comercializado em todos os 26 municípios consorciados ao Conagreste, aumentando sua produção, com ampliação do mercado e, consequentemente, agregando qualidade.

“Há muitos anos Viçosa pleiteia agroindústrias e sempre ficamos neste dilema de produzir e não manufaturar. Pensando nisso, nós criamos um sistema de inspeção do próprio município, daí veio a questão: ‘nós vamos fazer todo esse esforço colocar dentro do município?’. Foi quando pensamos na ideia do Conagreste, em nos consorciar e trazer mais benefícios e comercializar os produtos dentro de 26 municípios. Hoje estamos com esse resultado e temos outros produtores interessados em aderir ao SIM consorciado”, disse o secretário de Agricultura de Viçosa, Israel Moura.

Feliz com a entrega de mais um selo SIM a um município consorciado, Marlan Ferreira destacou que o objetivo principal do Serviço é permitir que todo produto de origem animal seja inspecionado e fiscalizado, promovendo o desenvolvimento local, favorecendo a regularização das Agroindústrias já existentes e ofertando serviço para os novos empreendimentos.

“Estamos muito felizes com a concessão de mais esse selo SIM/Conagreste. Temos buscado incentivar as pequenas indústrias e os empreendedores de produtos de origem animal dos nossos municípios consorciados a saírem da clandestinidade, levando seus produtos para um amplo mercado de forma legal, com certificação e qualidade. Além de levar para os consumidores alagoanos a garantia de um produto seguro para consumo. Quero agradecer a Prefeitura de Viçosa, ao prefeito João Victor e ao secretário de Agricultura, Israel Moura, pelo apoio e parceria, e parabenizo ao senhor Pedro Acioli pela conquista do selo, que vai levar seu produto para um amplo mercado em Alagoas, pois são 26 municípios consorciados, e de forma legal e qualificada”, salientou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.

O prefeito de Viçosa, João Victor, o superintendente do Conagreste, Júnior Mota, as veterinárias do Consórcio, Camila Silva e Taine Soares, acompanharam a solenidade de entrega do selo SIM/Conagreste, que contou com a presença de políticos, autoridades municipais e da população presente viçosense.

Sobre o SIM

O SIM/ Conagreste, Serviço de Inspeção Municipal Consorciado gerido e executado pelo Conagreste, visa assegurar a qualidade alimentar dos produtos de origem animal e artesanais, produzidos e comercializados nos municípios consorciados, e promover o desenvolvimento dos pequenos produtores e da agricultura familiar.

Após as adequações e estando em conformidade com as exigências e normas sanitárias, as empresas do setor, devidamente fiscalizadas, recebem um selo SIM/Conagreste e podem comercializar seus produtos em todos os 26 municípios do consórcio, além de vendê-los para a merenda escolar.

Ter um selo de inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.