Produtores com selo de inspeção do Conagreste ganham destaque no Arapiraca Agro Show em parceria com o Sebrae

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) marca presença no 1º Arapiraca Agro Show, realizado no Centro de Convenções de Arapiraca, no Agreste alagoano, com a participação de produtores regionais que apresentam ao público itens certificados com o selo de inspeção do consórcio.

A participação do Conagreste na exposição acontece em parceria com o Sebrae, no estande da instituição, reunindo quatro empreendimentos locais que expõem produtos como mel, queijo e ovos. A iniciativa busca valorizar a produção regional, além de reforçar a importância da certificação para garantir qualidade, segurança alimentar e mais confiança aos consumidores.

Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto os produtos, degustar e entender todo o processo que assegura que esses alimentos cheguem com qualidade às mesas das famílias, por meio do selo de inspeção administrado pelo consórcio.

Participam da exposição a Cooperativa Coopag, localizada no município de Coité do Nóia, com os ovos de galinha caipira da sua Unidade de Beneficiamento de Ovos (Ubo); o Laticínio São José, localizado em Craíbas – o primeiro selo SIM/Conagreste; o apiário Jadapis, que fica em Igaci; e a Cooperlimo Alagoas, cooperativa localizada em Limoeiro de Anadia, o primeiro Selo SISBI entre os produtores do Conagreste, que permite que os ovos produzidos na sua Ubo sejam comercializados para todo o Brasil.
O Conagreste aceitou o convite do Sebrae para participar do evento junto aos seus produtores, fortalecendo a parceria entre as instituições, que vem desde a implantação do Serviço de Inspeção Consorciado.

“Importante parceria a do Sebrae com o Conagreste nesse evento que traz pujança pro agronegócio e o Conagreste, como uma organização que trabalha com grupos produtivos aqui, temos aqui diversos produtores atendidos pelo Conagreste com o selo de inspeção, é um diferencial para ganho de mercado. A gente fica muito feliz com esse estreitamento de parceria e com a participação do Conagreste conosco neste evento”, disse o gerente da agência Sebrae no Agreste, Ricardo Alexandre.

A programação do Arapiraca Agro Show teve início na quinta-feira (16) e segue nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), das 10h às 20h. O evento é gratuito e aberto ao público.

A expectativa é de que a participação do Consórcio fortaleça ainda mais a visibilidade dos produtores locais e incentive o consumo de produtos certificados na região.

 

Hospitais Ágape, Carvalho Beltrão e Santa Rita são credenciados ao Conagreste

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) anunciou o credenciamento de três importantes unidades hospitalares: Hospital Ágape, localizado em Arapiraca; Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe; e Hospital Santa Rita; em Palmeira dos Índios. Com a nova parceria, os municípios consorciados passam a ter acesso ampliado a serviços especializados de saúde fortalecendo a rede de atendimento à população.

O Conagreste já está recebendo os pedidos de adesão ao convênio, por parte das prefeituras integrantes do consórcio. A medida garante que os cidadãos desses municípios possam contar com exames e procedimentos hospitalares de forma mais ágil, reduzindo filas e facilitando os tratamentos de média e alta complexidade.

O credenciamento amplia a capacidade de resposta do sistema de saúde regional, permitindo que pacientes sejam atendidos em unidades próximas, evitando deslocamentos longos e onerosos. O modelo consorciado possibilita também a otimização de recursos, a negociação conjunta de contratos e uma maior qualidade na prestação de serviços.

Com essa integração, idealizada, articulada e concretizada pelo presidente Marlan Ferreira, o Conagreste reforça o seu compromisso de promover soluções coletivas para melhorar a saúde pública e garantir mais eficiência no atendimento à população do Agreste e regiões vizinhas.

Médica veterinária do Conagreste alerta consumidores sobre os cuidados na hora de comprar o pescado da Semana Santa; veja vídeo

Com a chegada da Semana Santa, a médica veterinária do Conagreste, Taíne Soares, trouxe um alerta importante
sobre os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar o pescado para o tão esperado almoço da Sexta-feira da Paixão.

De acordo com a veterinária, três cuidados básicos devem ser tomados e são fundamentais para garantir a procedência, a qualidade do pescado a ser consumido e a segurança alimentar de toda a família.

A primeira dica é observar a higiene do estabelecimento e verificar se o pescado está sendo mantido refrigerado, seja no freezer ou no gelo.

A segunda dica é verificar algumas características importantes que mostram se o pescado está realmente fresco. Os olhos do peixe devem estar salientes e brilhantes, as guelras devem estar vermelhas, as escamas brilhantes e com coloração uniforme e a carne firme.

A terceira dica é para quem prefere comprar o pescado congelado. Nesse caso é importante observar as datas de fabricação, de validade e se a embalagem tem o Selo de Inspeção do serviço oficial, certificação que garante a qualidade do alimento a ser consumido.

Sob a gestão do presidente Marlan Ferreira, o Conagreste é responsável por gerir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o primeiro selo consorciado do estado de Alagoas. Para aderir ao Serviço o produtor deve trabalhar com produtos de origem animal, ter CNPJ e procurar a Secretaria de Agricultura do seu município, desde que esse município seja um dos 32 consorciados ao Conagreste.

Veja o vídeo

Município de Flexeiras é o mais novo integrante do Conagreste

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) celebrou, nesta terça-feira (11), a adesão de mais um munícipio. Flexeiras, localizado na Zona da Mata do estado, é o novo integrante do consórcio.

O presidente do Conagreste e prefeito do município de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, e a prefeita de Flexeiras, Silvana Cavalcante, assinaram o Termo de Adesão em uma solenidade realizada no Clube Municipal, na presença de dezenas de produtores locais.

Durante a solenidade, a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM/Conagreste), Caroline Canesin, realizou uma palestra para explicar o serviço, seu funcionamento, as etapas para a conquista do selo e os seus benefícios.

Durante sua fala, Marlan Fereira destacou todas as ações que o Conagreste tem realizado para garantir o desenvolvimento das gestões municipais e falou da satisfação de ter Flexeiras como mais novo integrante.

“É uma satisfação imensa receber Flexeiras no Conagreste. Mais uma parceria forte e produtiva que conquistamos e que, com toda certeza, virá agregar e somar na idealização de ações compartilhadas entre os nossos outros 31 municípios. Quero aqui dar boas-vindas à Flexeiras e dizer para a prefeita Silvana Cavalcante e para os produtores locais que estaremos juntos na busca pelo desenvolvimento da agricultura familiar local e, consequentemente, do município”, declarou Marlan.

A prefeita de Flexeiras também falou sobre a parceria entre o município e o consórcio a parir da adesão formalizada.

“Dizer da felicidade de Flexeiras fazer parte do Conagreste. Quero agradecer ao presidente Marlan, que está aqui hoje com a gente. Dizer da importância do SIMc para os nossos agricultores. Tivemos a palestra aqui com a veterinária, Caroline, que explicou tudo para os nossos agricultores, sobre a importância desse selo, com o qual os produtores vão poder vender seus produtos em todos os municípios do Conagreste. Estamos felizes em fazer parte desse consórcio que tem 31 municípios. Vamos seguir trabalhando para fazer o melhor por Flexeiras”, frisou a prefeita Silvana Cavalcante.

Com a adesão de Flexeiras, o Conagreste soma 32 municípios integrantes. Ao longo da gestão de Marlan Ferreira, o consórcio vem desenvolvendo ações que vão desde a entrega de máquinas e implementos agrícolas, biodigestores para escolas e o SIM/Conagreste, Selo de Inspeção Municipal Consorciado, uma certificação que garante a qualidade dos produtos de origem animal, produzidos por pequenos empreendedores, e que permite a comercialização dos produtos nos 32 municípios que integram o consórcio, inclusive para entes públicos.

Participaram da solenidade, a vice-prefeita de Flexeiras, Sheila Calheiros, o secretário de Agricultura do município, Kennedy Santos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Cavalcante, além de demais vereadores, secretários e outras autoridades.

Com selo SIM/Conagreste, frigorífico vence chamada pública para fornecer carne para a merenda escolar de Limoeiro de Anadia 

Um dos produtores que possui a certificação do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (SIM/Conagreste) está colhendo benefícios de ter seus produtos inspecionados. 

O Frigorífico do Edivaldo, localizado no município de Limoeiro de Anadia, recebeu o selo SIM/Conagreste em dezembro de 2023, e, após participar de uma chamada pública da Prefeitura do referido município, está fornecendo bifes para a merenda escolar da rede municipal. 

Esta é a primeira vez na história de Limoeiro de Anadia em que a carne presente na merenda escolar das escolas é comprada de um produtor local. Além de poder vender seus produtos para entes públicos, por meio de chamada pública, o Selo SIM/Conagreste também permite que os produtos que têm a certificação sejam vendidos, de forma legal, para os 30 municípios que integram o Consócio. 

O Frigorífico do Edvaldo é um estabelecimento gerenciado de forma familiar, comercializando carnes de qualidade e procedência. É o primeiro frigorífico da região Agreste a conquistar o selo SIM/Conagreste, que é um sistema de inspeção sanitária municipal que fiscaliza a produção, processamento, armazenamento e comercialização de produtos. 

Segundo a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, cujo prefeito é o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, atualmente, mais de 80% dos alimentos consumidos na merenda escolar são adquiridos no próprio município, que tem adotado a preferência para valorizar a agricultura familiar local. 

Produtores do SIM/Conagreste recebem visita técnica de consultor do projeto ConSIM, do Ministério da Agricultura

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu, nesta sexta-feira (31), o consultor técnico do projeto ConSIM (Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios) o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Antônio Auro.

Auro veio ao consórcio para realizar visitas técnicas a estabelecimentos que possuem o selo SIMc e que são candidatos a receberem a certificação SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção em Prdutos de Origem Animal). Ele foi recebido na sede do Conagreste pelo presidente, Marlan Ferreira, e pelo superintendente, Júnior Mota.

Acompanhado pela equipe técnica do SIM/Conagreste – a médica veterinária e coordenadora do serviço, Caroline Canesin, pelas também veterinárias e fiscais sanitárias, Camila Silva e Taíne Soares, e pelo médico veterinário Rógenes Caetando- o consultor do Mapa visitou o Laticínio São José, em Craíbas, e a Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia (Cooperlimo), em Limoeiro de Anadia.

As visitas técnicas, realizadas pelo consultou do Mapa, fazem parte da segunda etapa do projeto ConSIM, que avalia as estruturas, equipamentos e funcionamento dos estabelecimentos, para que eles realizem as adequações necessárias e exigidas para a certificação SISBI.

Sobre o projeto ConSIM

O Projeto CONSIM tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional.

Prefeito de Mar Vermelho visita Conagreste e assina termo de adesão ao consórcio

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, e o superintendente, Júnior Mota, receberam, na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito e o vice-prefeito do município de Mar Vermelho, André Almeida e Hermínho, respectivamente.

Os gestores municipais vieram conhecer as instalações, o funcionamento e as ações do Conagreste. André Almeida também formalizou a entrada do município ao consórcio e assinou o Termo de Adesão.

“Estamos muito felizes e honrados em receber Mar Vermelho no Conagreste e por essa parceria que se inicia. É mais um município que entra nessa união e compartilhamento de ações que beneficiam e elevam desenvolvimento para as gestões municipais. Juntos nos realmente somos mais fortes e vamos seguir realizando grandes feitos e conquistas para os nossos consorciados e convenentes”, destacou o presidente do Conagreste.

Com a chegada de Mar Vermelho, o Conagreste chega a um total de 30 municípios integrantes.

Conagreste recebe visita de secretário de Agricultura de Viçosa

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu, nesta terça-feira (21), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Viçosa, um dos seus municípios convenentes.

O secretário Volney Moura, acompanhado de técnicos da pasta, foi recebido, na sede do Conagreste, pelo superintendente Júnior Mota e pelo procurador municipal Max Ferreira.

O município de Viçosa tem um produtor que possui o Selo de Inspeção Municipal do Consórcio (SIM/Conagreste), o Apiário Princesa das Matas, que recebeu a certificação em outubro de 2023. Durante a visita ao Consórcio, a comitiva viçosense foi até outros dois estabelecimentos que possuem a certificação, o Frigorífico do Edvaldo e a Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia (Cooperlimo), ambos localizados em Limoeiro de Anadia, município que tem como prefeito o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.

A visita técnica teve como objetivo apresentar ao secretário de Agricultura de Viçosa e sua equipe o funcionamento, a estrutura e as adaptações feitas pelos produtores e exigidas pelas leis sanitárias vigentes para a concessão da certificação.

Conagreste e Codevasf se reúnem para discutir parceria e novo projeto

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu, nesta quarta-feira (15), representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que vieram ao consórcio para tratar de uma parceria importante, que beneficiará os produtores de mel dos municípios consorciados.

Os analistas em Desenvolvimento Regional da Condevasf, Tássio de Araújo e Thiago de Almeida, que também é chefe da UDT, foram recebidos pela equipe técnica do SIM/Conagreste , Serviço de Inspeção Municipal do consórcio, a coordenadora, Caroline Canesin, e as médicas veterinárias Camila Silva e Taíne Soares.

O grupo se reuniu para discutir o projeto da Codevasf que irá doar unidades de beneficiamento de mel para produtores dos munícipios consorciados. O projeto ainda está em fase de adequação e aprimoramento, mas deve iniciar em breve.

Presidente do Conagreste participa da 2ª Marcha Nacional dos Consórcios Públicos em Brasília

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, participou da 2ª Marcha Nacional dos Consórcios Públicos, nessa quarta-feira (22), em Brasília.

A Marcha abriu espaço para discussões sobre políticas públicas colaborativas no país, como a Nova Lei de Licitações, Regionalização da Saúde, Políticas de Meio Ambiente, Novas Tecnologias e Segurança Alimentar.

No evento, Marlan Ferreira falou aos presentes sobre as ações do Conagreste sobre as conquistas realizadas pelo consórcio, mediante as parcerias com os municípios consorciados e convenentes.

O presidente do Conagreste fez uma breve avaliação sobre sua gestão à frente do consórcio, destacou a evolução do SIM/ Conagreste, o primeiro Serviço de Inspeção Municipal Consorciado de Alagoas, e defendeu os interesses, demandas e a importância que os consórcios públicos têm em suas regiões.

“Sempre tive comigo que o consórcios públicos é um meio eficiente de realizar e compartilhar demandas importantes para as gestões municipais. Desde que assumi a presidência do Conagreste tenho me dedicado a buscar ações que ajudem no desenvolvimento dos municípios que integram o Consórcio. Temos feito um excelente trabalho, as parcerias com os municípios têm sido muito proveitosas e o SIM/Conagreste é um dos grandes resultados delas. O Conagreste é uma prova de que os consórcios dão certo e são excelentes alternativas para a realização de políticas públicas”, afirmou o presidente do Conagreste.

Marlan também agradeceu o apoio que o presidente da Rede Nacional dos Consórcios Públicos, Victor Borges, tem oferecido para o aprimoramento e desenvolvimento dos consórcios públicos em todo o País.

O superintendente do Conagreste, Júnior Mota, representou o consórcio no evento.

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content