No intuito de levar orientação e melhor qualificação para os produtores dos nossos municípios consorciados, O Consórcio Internacional do Agreste Alagoano (Conagreste), em parceria com o Senac Alagoas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), reuniu, nesta quarta-feira (16), empresários agroindústrias para a oficina: Boas Práticas de Fabricação.

A oficina, ministrada pela chef Lhá Guimarães, pautou as boas práticas na fabricação de alimentos, apontando os principais perigos e meios de contaminação durante o processamento. Também foram elencadas as ferramentas de controle utilizadas para garantir a redução de riscos e um alimento seguro para o consumo.

As veterinárias do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado do Conagreste (SIM/Conagreste), Taíne Soares e Camila Santos, acompanharam a oficina e verificaram de perto a participação dos produtores potenciais à adesão e conquista do selo, que aumenta a qualidade do seus produtos e amplia a comercialização.

De maneira interativa, os participantes da oficina foram orientados quanto à importância da higiene pessoal, assim como do local, dos equipamentos e utensílios , e os cuidados e medidas que devem ser tomadas no momento da fabricação dos produtos. As Boas Práticas de Fabricação (BPF)  são formas de garantir aos consumidores que eles estão consumindo algo que foi inspecionado e aprovado pelo órgão que regulamenta a produção. Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado no mercado.

Pensando em atualizar os produtores quanto aos cuidados necessários durante a fabricação, o Conagreste promoveu a oficina em parceria com o Senac, no intuito de garantir que os produtores primem pelas suas produções e que os alimentos tenham alta qualidade e excelência na fabricação, como manda as leis sanitárias vigentes. Desta forma, tanto o produtor, quanto o consumidor são beneficiados.

“A oficina de boas práticas  na fabricação de alimentos foi bastante produtiva para nossos produtores. Eles  tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender novas técnicas de controle, para assim terem a produção alimentar livre de microrganismos patogênicos. Logo, nós  do SIM/Conagreste, vimos o quanto é essencial a qualificação técnica dos manipuladores, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária dos alimentos produzidos por eles, que buscam o selo de inspeção”, ressaltou a veterinária do Conagreste, Camila Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content