Nesta segunda-feira (28) o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, onde conversaram sobre o processo de aprovação da lei que encontra-se em tramitação naquela Casa e deverá oficializar a capital alagoana como mais um município a integrar o consórcio.

Na reunião também estiveram presentes o superintendente do Conagreste, Junior Mota, a advogada do consórcio, Brígida Alencar, e o vice-prefeito de Campo Alegre, Léo Monteiro.

Na oportunidade o presidente Marlan Ferreira apresentou as ações realizadas pelo Conagreste que, atualmente, conta com 26 municípios consorciados, entre elas a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que permite aos pequenos e médios empreendedores de produtos de origem animal desses municípios a certificarem seus produtos e, consequentemente, comercializá-los para entes públicos e privados de todos os municípios consorciados.

Marlan Ferreira também apresentou a pujança do Conagreste no que diz respeito a captação de recursos via emendas partidárias que o tornou como o consórcio nordestino com o maior montante de emendas recebidas, totalizando cerca de R$ 29 milhões uttilizados para a aquisição de tratores, implementos e outros equipamentos voltados, principalmente, para a agricultura familiar dos municípios.

Recentemente o Conagreste realizou a primeira etapa de entregas, contemplando nove municípios com 12 tratores, 12 grades de arado e 6 carroções.

Com a votação e aprovação da lei que integrará Maceió ao Conagreste, o consórcio deverá atender não somente mais um município, mas, principalmente, quase dois milhões de alagoanos.

“Essa reunião com o presidente Galba Netto me deixou muito satisfeito, visto que ele reconhece a importância do Conagreste para o desenvolvimento do nosso estado e assegurou que o projeto deverá ser votado nos próximos 30 dias”, finalizou Marlan Ferreira.