Em uma solenidade repleta de autoridades, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, realizou as primeiras entregas de tratores e implementos agrícolas a municípios consorciados.

O evento aconteceu em frente à sede do Conagreste, em Arapiraca, e além de prefeitos dos municípios  consorciados, contou com a presença do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

Neste primeiro lote de entregas, nove dos 26 municípios consorciados foram contemplados: Campo Grande, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Olho D’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.

Ao todo, foram entregues 12 tratores, 12 grades de arado e seis carroças agrícolas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma ação do ex-senador Fernando Collor, que garantiu quase R$ 30 milhões em recursos em uma emenda parlamentar.

O intuito é que os equipamentos agrícolas ajudem os municípios para que eles possam garantir o suporte necessário aos pequenos produtores, ampliando a condição de trabalho e geração de renda.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, falou sobre as ações do consórcio e destacou que os tratores e equipamentos agrícolas  irão  favorecer o agronegócio nos municípios consorciados e beneficiar os pequenos agricultores rurais.

“Estes tratores e os equipamentos vão auxiliar os municípios consorciados e atender principalmente ao homem do campo, a agricultura familiar do Agreste alagoano. O Conagreste se tornou um grande instrumento de desenvolvimento no Estado de Alagoas. As ações do consórcio visam fortalecer e aumentar a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas necessárias para os municípios consorciados. Desta forma, unidos, nós também melhoramos a prestação dos serviços públicos. A entrega desses tratores e implementos agrícolas retrata isso e nós estamos muito felizes com essa  conquista”, afirmou o presidente do Conagreste.

Marlan ressaltou a importância do recurso que permitiu a compra dos equipamentos e afirmou que outros municípios serão contemplados em uma próxima etapa de entregas.

“Recebemos este recurso por meio de uma emenda parlamentar do ex-senador Fernando Collor, que sempre foi um parceiro do Conagreste, e estamos dando vazão a ele. Além destes equipamentos entregues hoje, outros chegarão para ser entregues a outros municípios. As entregas serão de forma gradativa”, ressaltou Marlan.

Acompanhando toda a solenidade, o do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, falou sobre a importância do Conagreste para o desenvolvimento dos municípios alagoanos e afirmou que o Congresso tem ações para que os consórcios públicos possam receber emendas parlamentares de forma direta, sem a necessidade de passar pelos governos estaduais.

“O Marlan, um lutador, me reclamava todos os dias para que esse recurso, aportado pelo ex-senador Fernando Collor, fosse liberado, pois os municípios precisavam das máquinas, e eu fui buscar a liberação, pois sabia que isso favorece uma quantidade enorme de municípios. Quero ressaltar que o consórcio público é o caminho de serem agilizadas as obras, as ações e de conseguir atender de maneira menos burocratizada os municípios. Com estes equipamentos, o Conagreste se organizará, vai dar uma autonomia a todos os seus municípios, para melhorar suas estradas vicinais e suas interligações entre povoados”, frisou Arthur Lira.

Também participaram da solenidade, o vice-presidente do Conagreste e prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; os prefeitos: Leopoldina Amorim (Maribondo), Marcelo Lima (Quebrangulo), Suzy Higino (Olho D’Água Grande), Téo Higino (Campo Grande), Zé Pacheco (São Sebastião), Aldo Lira (Estrela de Alagoas), Davi Barros (Girau do Ponciano); além de vice-prefeitos, secretários municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content