Em uma solenidade repleta de autoridades, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, realizou as primeiras entregas de tratores e implementos agrícolas a municípios consorciados.

O evento aconteceu em frente à sede do Conagreste, em Arapiraca, e além de prefeitos dos municípios  consorciados, contou com a presença do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

Neste primeiro lote de entregas, nove dos 26 municípios consorciados foram contemplados: Campo Grande, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Olho D’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.

Ao todo, foram entregues 12 tratores, 12 grades de arado e seis carroças agrícolas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma ação do ex-senador Fernando Collor, que garantiu quase R$ 30 milhões em recursos em uma emenda parlamentar.

O intuito é que os equipamentos agrícolas ajudem os municípios para que eles possam garantir o suporte necessário aos pequenos produtores, ampliando a condição de trabalho e geração de renda.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, falou sobre as ações do consórcio e destacou que os tratores e equipamentos agrícolas  irão  favorecer o agronegócio nos municípios consorciados e beneficiar os pequenos agricultores rurais.

“Estes tratores e os equipamentos vão auxiliar os municípios consorciados e atender principalmente ao homem do campo, a agricultura familiar do Agreste alagoano. O Conagreste se tornou um grande instrumento de desenvolvimento no Estado de Alagoas. As ações do consórcio visam fortalecer e aumentar a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas necessárias para os municípios consorciados. Desta forma, unidos, nós também melhoramos a prestação dos serviços públicos. A entrega desses tratores e implementos agrícolas retrata isso e nós estamos muito felizes com essa  conquista”, afirmou o presidente do Conagreste.

Marlan ressaltou a importância do recurso que permitiu a compra dos equipamentos e afirmou que outros municípios serão contemplados em uma próxima etapa de entregas.

“Recebemos este recurso por meio de uma emenda parlamentar do ex-senador Fernando Collor, que sempre foi um parceiro do Conagreste, e estamos dando vazão a ele. Além destes equipamentos entregues hoje, outros chegarão para ser entregues a outros municípios. As entregas serão de forma gradativa”, ressaltou Marlan.

Acompanhando toda a solenidade, o do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, falou sobre a importância do Conagreste para o desenvolvimento dos municípios alagoanos e afirmou que o Congresso tem ações para que os consórcios públicos possam receber emendas parlamentares de forma direta, sem a necessidade de passar pelos governos estaduais.

“O Marlan, um lutador, me reclamava todos os dias para que esse recurso, aportado pelo ex-senador Fernando Collor, fosse liberado, pois os municípios precisavam das máquinas, e eu fui buscar a liberação, pois sabia que isso favorece uma quantidade enorme de municípios. Quero ressaltar que o consórcio público é o caminho de serem agilizadas as obras, as ações e de conseguir atender de maneira menos burocratizada os municípios. Com estes equipamentos, o Conagreste se organizará, vai dar uma autonomia a todos os seus municípios, para melhorar suas estradas vicinais e suas interligações entre povoados”, frisou Arthur Lira.

Também participaram da solenidade, o vice-presidente do Conagreste e prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; os prefeitos: Leopoldina Amorim (Maribondo), Marcelo Lima (Quebrangulo), Suzy Higino (Olho D’Água Grande), Téo Higino (Campo Grande), Zé Pacheco (São Sebastião), Aldo Lira (Estrela de Alagoas), Davi Barros (Girau do Ponciano); além de vice-prefeitos, secretários municipais.