Palmeira dos Índios assinou, na última sexta-feira (24), o termo de adesão ao Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste). O município já é um dos consorciados e formalizou a adesão ao SIM/Conagreste.

O prefeito Júlio Cezar assinou o termo de adesão na presença de produtores locais e de técnicos da secretaria de Agricultura do município.

Com adesão ao SIM/Conagreste os fabricantes de produtos de origem animal terão a certificação de qualidade que o selo oferece e vão poder comercializar seus produtos não só em Palmeira dos Índios, mas em todos os 26 municípios que atualmente integram o Consórcio.

O Sim/Conagreste é o primeiro Selo de Inspeção Municipal Consorciado de Alagoas e tem como intuito legalizar e adequar os produtos de origem animal de empreendedores e agroindústrias familiares dos municípios consorciados, para que, deste modo, produtores rurais possam transformar e agregar valor ao leite, a carne, o mel, os ovos, pescados e seus derivados com qualidade, resultando em uma agricultura mais forte.

O prefeito Júlio Cezar falou sobre as vantagens da adesão ao SIM/Conagreste para os produtores e para o município.

“Isso abre mercado, oportunidade, leva esperança, geração de emprego e investimentos neste setor […] os produtores vão poder vender para o PAA, PNAI, para programas de alimentação desses municípios e, também, participar de chamadas, concorrências e compras públicas na aquisição de alimentos. Então, anunciei esta medida para eles, que também terão direito à assistência técnica. Foi mais um importantíssimo momento para os nossos agricultores,  porque isso fortalece demais o setor e, consequentemente, a economia”, declarou Júlio Cezar na oportunidade.

O Conagreste tem ao todo 26 municípios formalmente integrados: Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’Água Grande, Palmeira dos índios, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, São Sebastião, Tanque D’Arca, Taquarana, Traipu, Santana do Ipanema, São Brás e Viçosa.

Os produtos que conquistarem o selo SIM/Conagreste poderão ser comercializados em todos os 26 municípios de forma legal. Há outros cinco municípios em processo de adesão.