Durante entrevistas concedidas, ao longo da semana, à emissoras de rádio de Arapiraca e Campo Alegre o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, falou sobre as ações que vem realizando em seu segundo mandato à frente do consórcio, enaltecendo a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM), como também a entrega de tratores e implementos agrícolas, marcada para esta sexta-feira (28).

Ao falar sobre o SIM, Marlan chamou a atenção dos pequenos e médios empreendedores de produtos de origem animal sobre a importância da certificação. Segundo o presidente, quando essas pessoas certificam seus produtos, garantem não somente uma maior credibilidade no mercado, mas principalmente a possibilidade de comercializarem os produtos para entes públicos e estabelecimentos comerciais dos 26 municípios consorciados.

“Posso citar como exemplo o Laticínio São José, de Craíbas, que antes era limitado a comercializar queijos e derivados do leite apenas dentro do município. Hoje, devidamente certificado com o SIM/Conagreste, o Laticínio expandiu a produção, aumentou o número de funcionários e os produtos já podem ser vistos nas prateleiras de supermercados de vários municípios”, frisou Marlan.

Ainda segundo o presidente, os empreendedores que moram em municípios consorciados e que têm interesse em aderir ao Selo devem procurar as secretarias municipais de Agricultura ou o Conagreste para iniciar o processo de orientação técnica e a certificação dos produtos.

Atualmente o Conagreste conta com 26 municípios consorciados, são eles: Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’Água Grande, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, São Sebastião, Tanque D’Arca, Taquarana, Traipu, Santana do Ipanema, São Brás e Viçosa. Estão em processo de adesão os municípios de Japaratinga, Piaçabuçu, Porto Calvo, Igreja Nova e a capital Maceió.

TRATORES

Durante as entrevistas, Marlan Ferreira convidou prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios consorciados a participarem da primeira etapa da entrega de tratores e implementos agrícolas, marcada para esta sexta-feira às 15h em frente a sede do Conagreste, localizada na esquina das avenidas Ceci Cunha e Elvira Barbosa Lopes, no bairro Itapuã em Arapiraca. Já está confirmada a presença do presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira, um importante parceiro do Conagreste em Alagoas.

Nesta primeira etapa serão entregues 12 tratores, frutos de uma emenda parlamentar do ex-senador Fernando Collor e liberada por Lira. Farão parte dessa primeira remessa os seguintes municípios: Feira Grande, Traipu, Taquarana, Craíbas, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’água Grande, Limoeiro de Anadia e Maribondo.