O município de Viçosa oficializou, nesta terça-feira (18), sua adesão ao Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste). O prefeito do município, João Victor Calheiros, assinou o termo de convênio de cooperação, cuja lei foi aprovada pelo Legislativo Municipal.

A adesão de Viçosa ao Conagreste foi formalizada na presença das médicas veterinárias, Taíne Soares e Camila Santos, que representaram o consórcio. O secretário de Agricultura do município, Israel Moura, também estava presente.

Com a adesão, o município de Viçosa terá acesso ao 1º Serviço de Inspeção Municipal Consorciado de Alagoas, o SIM/Conagreste, que inspeciona e certifica produtos de origem animal, permitindo que eles sejam produzidos com qualidade e comercializados em todos os 26 municípios que integram o Conagreste.

“A gente vai fomentar a nossa agricultura familiar, nosso pequeno produtor, as nossas associações e, assim, levar todos esses produtos para serem comercializados nos municípios que integram o consórcio. É uma conquista muito grande para Viçosa, que levará renda, ocupação e desenvolvimento para nossa cidade e para o nosso campo”, afirmou o prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros.

O secretário de Agricultura, Israel Moura, disse que cinco produtores do município já solicitaram a adesão ao SIM/Conagreste e outros cinco devem solicitar nos próximos dias. “O mais importante de tudo isso é essa abrangência de mercado: é sair de um município, apenas, para 26”, destacou Moura.

Ainda de acordo com o secretário, o Município havia criado um sistema de inspeção próprio, mas todo o processo era estritamente local. “Foi quando o prefeito João Victor teve a ideia de abraçar esse trabalho em conjunto com o Conagreste, porque aumentaria esse universo para 26 municípios e esse limite pode chegar a até mais, porque novas cidades estão aderindo”, frisou o secretário.

Representando o consórcio, a médica veterinária, Taíne Soares, deu boas-vindas ao município de Viçosa e ressaltou os benefícios da adesão.

“Todo produto de origem animal precisa ter um selo de inspeção. E com Viçosa no Conagreste, o Selo de Inspeção Consorciado fica acessível para os produtores. Além do SIMc, o município também terá direito a todos os outros serviços e ações compartilhadas via Conagreste. O consórcio possui vários editais, de produtos e serviços, a exemplo de fardamento, iluminação pública, tratamento de resíduos sólidos. Isso gera eficiência e economia de recursos públicos”, pontuou a veterinária do Conagreste.