O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) é oficialmente o primeiro consórcio público de Alagoas a oferecer um Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMc).

O lançamento do SIM/Conagreste aconteceu neste sábado (23), em uma solenidade na sede da Aagra- Associação dos Agricultores Alternativos- localizada no município de Igaci.

O presidente do Conagreste, e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira; o superintendente, Júnior Mota; a chefe de gabinete, Graça Lisboa; o coordenador jurídico do SIM/ Conagreste, e outros integrantes da equipe técnica, se juntaram a representantes dos municípios de Cacimbinhas, Craíbas, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Maribondo e Igaci, além de produtores rurais dos respectivos municípios, para celebrar a implantação oficial do Serviço.

A Aagra é o estabelecimento pioneiro no estado a aderir a um Serviço de Inspeção Consorciado. O SIM/Conagreste possibilitará a comercialização dos produtos de origem animal, oriundos da agricultura familiar, de forma legal e abrangente, pois eles poderão ser comercializados no próprio munícipio em nos outros 20 que integram o Consórcio.

“Nós estávamos muito isolados, mas com a chegada do SIM via consórcio eu enxergo um horizonte bem maior, que vai possibilitar uma abrangência enorme da agroindústria e da produção aqui da Aagra”, disse a presidente da Associação, Rosivânia Vieira.

O presidente do Conagreste falou sobre a importância do SIM para os municípios que compõem o consórcio e para o produtor rural.

“Estou muito feliz que o Conagreste irá proporcionar esse desenvolvimento, a expansão do mercado, a valorização dos produtos da agroindústria dos seus consorciados. É muito gratificante poder oferecer ao pequeno produtor rural uma oportunidade de crescimento e melhor condição de trabalho e vida. Nosso objetivo é, cada vez mais, fortalecer os verdadeiros heróis do nosso País, que são os agricultores, que levam alimentos à mesa de todos”, destacou Marlan Ferreira.

O coordenador administrativo do SIM/ Conagreste, Antônio Jatubá, lembrou aos presentes todo o caminho percorrido para chegar a implantação oficial, citou os municípios do Consórcio que aderiram ao Serviço e frisou a parceria do Sebrae Alagoas no projeto.

“Temos 21 municípios, vale lembrar que os produtos inspecionados poderão ser comercializados em todos eles. Destes, 10 já aderiram e estão com o contrato assinado. Foi um longo caminho percorrido, com aprendizado, aprimoramento, pesquisa. Conhecemos um SIM Consorciado já em total atividade no Mato Grosso do Sul. Tudo em parceria com o Sebrae, que ainda oferece condições e subsídios excelentes para que o pequeno produtor se adeque a exigências sanitárias. O SIM/Conagreste é um projeto muito desejado pelo consórcio e que agora se torna oficial”, frisou.

Entre os presentes na solenidade estavam o secretário de Agricultura de Igaci, Tarcísio Ferro; o secretário de Agricultura de Estrela de Alagoas, José Teixeira; o juiz Giovanni Jatubá; o representante da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), João Roberto; e o presidente da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas.

“ O SIM/ Conagreste agora é oficial. Vamos seguir trabalhando para fomentar a agricultura de pequeno porte, possibilitando o crescimento das agroindústrias e a criação de empregos, além de propiciar visibilidade política para o gestor municipal, cuja atividade econômica principal do Município é voltada para a agroindústria”, pontuou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.