Secretários de Agricultura, médicos veterinários, zootecnistas e demais integrantes de gestões e instituições municipais comparecerem, nesta quarta-feira (29), no workshop promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), em parceria com o Sebrae Alagoas. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Arapiraca.

O workshop foi ministrado pela consultora do Sebrae/AL, a médica veterinária Inês Castro, com o tema SIM- Sistema de Inspeção Municipal, a ser implementado pelo Conagreste para os municípios consorciados.

Inês Castro explicou aos presentes o intuito, benefícios e importância da implementação do SIM para os municípios via consórcio. O selo promoverá desenvolvimento econômico para as agroindústrias de pequeno e médio porte municipais. Além de propiciar maior visibilidade aos produtos agroindustriais, ampliando o mercado com as devidas adequações às normas sanitárias e criando oportunidades de emprego e segurança para o consumo do consumidor.

“É uma forma de estruturar os serviços de inspeção por meio de consórcios públicos. Os municípios terão um grande avanço, uma vez que serão viabilizados os investimentos, custos de manutenção, serviços, equipe técnica. O consórcio vem dar o aporte que sozinho, o município não conseguiria fazer. E o produtor está carente dessa assistência. Ele precisa desse selo, ele precisa vender o produto dele para as compras públicas, agregar valor e conseguir novos mercados”, declarou Inês Castro.

O presidente do Conagreste, e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, ressaltou sua satisfação em oferecer o Serviço de Inspeção para os municípios do consórcio e destacou que a implementação deve ocorrer logo que possível.

“É muito bom ver o interesse dos municípios na implementação do SIM. Queremos proporcionar aos produtores agroindustriais de médio e pequeno porte do Agreste alagoano a certificação e elaboração de seus produtos, com o devido cuidado higiênico e sanitário, garantindo produtividade, desenvolvimento, segurança alimentar e qualidade para o consumidor. Há ainda algumas etapas a serem cumpridas, mas, logo que possível, o serviço estará operando, garantindo a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro dos municípios”, destacou Marlan Ferreira.

O superintendente do Conagreste, Júnior Mota, a chefe de gabinete, Graça Lisboa, e toda a equipe técnica do consórcio participou do encontro. O gerente do Sebrae Arapiraca, Aristides Bezerra, e a consultora da entidade, Camila Nascimento, também participaram do workshop. Entre os demais presentes estavam:  o gestor do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), e represente do Ministério da Agricultura, Celso Walter Barros; o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Claudevan Silva; o superintendente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), Eraldo Nunes; o secretário de Agricultura de Arapiraca, Hibernon Cavalcante; o secretário de Agricultura de Limoeiro de Anadia, José Tenório; a vice-presidente do Unicafs, Maria Alves; o secretário de Agricultura de Minador do Negrão, Nielson Barro; o Secretário de Meio Ambiente de Craíbas, Sérgio Leandro; Além de representantes das cidades de São Sebastião, Belém, Igaci, Olho D’água Grande e Maribondo e demais integrantes de instituições municipais