Representantes dos municípios parceiros do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) participaram, nesta terça-feira (18), de um webinário sobre a nova Lei de Licitações. O seminário foi ministrado pela especialista em Licitações Públicas Municipais, Raphaela Brasil.

Organizado pelo Conagreste, o webinário foi oferecido com o intuito de atualizar os Municípios sobre a transição e aplicação da nova Lei de Licitações Públicas (Lei 14.133 de 2021), além de alertá-los sobre as mudanças que a legislação recém aprovada traz para a realização de compras públicas e contratos administrativos.

Os participantes assistiram o evento, totalmente gratuito, pela plataforma Zoom.

A nova legislação foi sancionada no dia 1º de abril de 2021, pelo presidente Jair Bolsonaro, e estabelece as regras da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, em substituição à Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e Lei do Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Lei 12.462/11).

A especialista em Licitações Públicas, Rafaela Brasil, ilustrou as mudanças da Lei, esclareceu dúvidas dos participantes e explicou a obrigatoriedade e aplicabilidade que a legislação exige.

“A nova Lei tem vigência imediata, porém, com a possibilidade de convivência entre o regime novo e o regime antigo, por 2 anos. Passado esse período, todos os Municípios, assim como Estados e União, deverão aplicá-la”, alertou

Segundo a especialista e palestrante, o webinário foi importante para alertar os Municípios sobre a necessidade de capacitar suas equipes para as mudanças da Lei.

“Os Municípios são os que mais sofrerão com a mudança, pois muitos não possuem processos e equipes técnicas estruturados, e a nova lei traz grandes inovações, principalmente, na fase de planejamento das contratações. Os gestores precisam se conscientizar da necessidade de investir em capacitação e treinamento de suas equipes”, pontuou Raphaela Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content