Encerra no dia 31 de maio, o prazo para os Municípios preencherem o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), com ano de referência 2020, conforme requisita o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDS). O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) alerta aos municípios parceiros que o preenchimento dos dados é anual e necessário para o recebimento de recursos.

Os dados do Snis são coletados junto aos municípios e aos prestadores de serviços de saneamento básico, seguindo o cronograma de coleta dos seguintes componentes, separadamente: Água e esgoto; Resíduos sólidos; e Águas Pluviais.

Os formulários para o preenchimento requerem informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiros, contábil e de qualidade de prestação de serviços e, por isso, o cadastro deve ser realizado pela própria gestão.

O engenheiro ambiental do Conagreste, Fabrício Lima, destaca a necessidade da adimplência do cadastro pelos municípios.

“O preenchimento do Snis é de fundamental importância para manter atualizado o diagnóstico da situação do saneamento básico no Brasil. Com o preenchimento do Snis é possível avaliar a e evolução dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitários, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais”, pontuou Fabricio Lima.

O Conagreste ressalta que o preenchimento dos dados pelos municípios possibilita o acesso aos recursos do MDR, da Fundação Nacional de Saneamento (Funasa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e transações por meio da Caixa Econômica Federal.

“O preenchimento correto das informações no Snis influencia as políticas públicas no setor. Além disso, a participação dos municípios é um critério de acesso a recursos do governo federal, com o advento do Novo Marco do Saneamento. Ou seja, para o município pleitear recursos federais precisa ter prestado essas informações”, explicou a advogada do Conagreste e especialista em Gestão Pública, Brígida Alencar.

Os manuais de preenchimento, glossários de indicadores e de informações e ao sistema de preenchimento dos formulários estão disponíveis no site, onde devem ser preenchidos os dados dos componentes abaixo:

Água e esgoto /   http://www.snis.gov.br/coleta-de-agua-e-esgotos

Resíduos Sólidos  / http://www.snis.gov.br/coleta-de-residuos-solidos

Águas Pluviais / http://www.snis.gov.br/coleta-de-dados-de-aguas-pluviais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content