O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu, nesta terça-feira (11), representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para discutir detalhes sobre a criação de um comitê municipal do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) para a região do Agreste alagoano.

O presidente do Conagreste e prefeito do município de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, e o superintendente do Consórcio, Júnior Mota, participaram da reunião.

O Prodeter é uma estratégia criada pelo Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas de uma região.

“O Prodeter proporciona mudança de paradigma na estratégia de desenvolvimento territorial, com impactos significativos na inclusão produtiva, ampliação dos investimentos na região, melhoria da sustentabilidade socioambiental, geração de emprego, renda e melhoria da condição de vida dos agentes produtivos”, explicou o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Claudevan Silva.

Limoeiro de Anadia e Arapiraca já integram o comitê do Prodeter da Região Agreste. Outros municípios da região ainda serão selecionados.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, destacou a importância da parceria para os municípios.

“A reunião foi importante para nivelar os procedimentos necessários para a execução do programa, no que diz respeito aos processos de prestação de contas, avaliação e controle desse projeto, que busca fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, potencializar o desenvolvimento e melhorar as condições de vida da população regional”, pontuou Marlan Ferreira.

O secretário de Agricultura de Limoeiro de Anadia, município consorciado ao Conagreste, Zezinho Erotides, participou da reunião acompanhado.