O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu em sua sede, em Arapiraca, a prefeita de Olho D’água Grande, Suzy Higino, e a secretária de saúde do município, Ednalva, nesta segunda-feira (26).

A gestora e a secretária foram recebidas pelo engenheiro Fabrício Lima, que as ajudou a realizar o preenchimento do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), com dados referentes ao ano de 2020.

O prazo para preenchimento dos dados pelos municípios termina no próximo dia 30 de abril. O preenchimento dos dados atualizados é uma obrigatoriedade determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela lei federal nº 12.305/2010.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os municípios que não fornecerem as informações, além de ficarem em desconformidade com a legislação, não poderão receber recursos do programa Lixão Zero para o ano de 2021. O programa financia, por exemplo, a compra de equipamentos de coleta seletiva de lixo reciclável, coleta e compostagem de resíduos orgânicos e instalação de centrais de triagem e tratamento de resíduos de construção civil. 

O Conagreste ressalta que os municípios devem fornecer ao Sinir todas as informações necessárias sobre os resíduos os quais se responsabilizam, de acordo com as determinações estabelecidas em regulamento. A declaração é simples e realizada digitalmente por meio do site do Sistema Sinir. No endereço está disponibilizado manual com o passo a passo para realizar a declaração.

O Consórcio também se coloca à disposição dos municípios aliados para tirar dúvidas e ajudar no preenchimento dos dados, assim como solicitou a prefeita de Olho D’água Grande, Suzy Higino, que deixou sua gestão devidamente em dia com o Sinir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content