“Agora somos SISBI”: Conagreste recebe certificação do MAPA em Santa Catarina

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) tornou-se o primeiro em Alagoas a conquistar a certificação de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A entrega do selo, que contou com a presença do ministro Carlos Fávaro, ocorreu nesta quarta-feira (24) durante a Cerimônia de Encerramento do Consim 3, realizada na cidade de Rio dos Cedros, em Santa Catarina.

A conquista da certificação representa um marco histórico para o desenvolvimento regional, pois com a equivalência, os produtos de origem animal inspecionados sob a gestão do Conagreste passarão a ter validade em todo o território nacional, abrindo novas possibilidades de mercado para produtores da agropecuária local. A medida fortaleceu setores como laticínios, carnes, ovos, mel e outros produtos de origem animal, garantindo mais oportunidades de emprego e renda.

No evento, o Conagreste esteve representado pelo superintendente do consórcio, Júnior Mota; pela coordenadora do SIM, Caroline Fleury, além de Julian Lemos, representante da Cooperlimo (Limoeiro de Anadia) e Wilton Pivetá, do abatedouro Santa Fé, do município de São Brás.

Ao receber a certificação das mãos do ministro Carlos Fávaro, o superintendente Júnior Mota comemorou a conquista e ressaltou a importância do trabalho coletivo. “Agora somos SISBI! Esse resultado é fruto do empenho do presidente Marlan Ferreira e de toda a nossa equipe técnica, que se dedicou intensamente a cada etapa do processo. Estamos muito felizes em ver o estado de Alagoas alcançando esse importante patamar de reconhecimento nacional”, afirmou.

O reconhecimento também validou a qualidade dos serviços de inspeção realizados pelo consórcio, que atende diversos municípios do agreste alagoano. O processo foi resultado de uma avaliação técnica criteriosa, conduzida em parceria com órgãos de controle e fiscalização sanitária.

Produção agropecuária em AL ganha impulso com adesão do Conagreste ao SISBI-POA

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) acaba de conquistar um importante marco para o desenvolvimento regional. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reconheceu oficialmente o consórcio como apto para a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

A cerimónia para a entrega dos certificados do SISBI-POA aos consórcios acontecerá no próximo dia 24 de setembro em Rio dos Cedros/SC, e contará com a presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O objetivo da certificação é fortalecer a economia regional e valorizar os produtores locais, assegurando padrões nacionais de inspeção

Com essa equivalência, os produtos de origem animal que forem inspecionados sob a gestão do Conagreste poderão ser comercializados em todo o território nacional, abrindo novas possibilidades de mercado para produtores da agropecuária local.

O presidente do consórcio, Marlan Ferreira, destacou a importância da certificação para o fortalecimento da economia regional. “A adesão ao SISBI-POA representa uma grande oportunidade de expansão para os produtos da agropecuária da região Agreste e de todo o estado de Alagoas. Com isso, os produtores locais ganham mais autonomia, competitividade e acesso a novos mercados”, afirmou.

O SISBI-POA faz parte do SUASA e tem como objetivo padronizar e garantir a qualidade dos serviços de inspeção de produtos de origem animal realizados pelos estados, municípios e consórcios públicos. Quando um ente federativo é reconhecido como equivalente ao sistema federal, seus produtos inspecionados localmente passam a ter validade nacional, promovendo a descentralização da inspeção sanitária com rigor técnico.

BENEFÍCIOS


Com a equivalência, a economia local deve ser diretamente impactada, especialmente nos setores de laticínios, carnes, embutidos e outros produtos de origem animal. Pequenos e médios produtores terão mais condições de expandir seus negócios, gerar empregos e agregar valor à produção agropecuária.

O reconhecimento também representa uma validação da qualidade dos serviços de inspeção realizados pelo consórcio, que atende diversos municípios do agreste alagoano. A conquista é resultado de um processo técnico criterioso, conduzido em parceria com órgãos de controle e fiscalização sanitária.

Foram mais de 150 consórcios de todo o Brasil inscritos, 97 foram selecionados e apenas 35 conseguiram cumprir as etapas para a conquista da certificação, sendo o Conagreste o único em Alagoas.

Do açougue artesanal ao fornecimento para a merenda escolar: a história inspiradora do limoeirense Edvaldo

A trajetória empreendedora  de Edivaldo Gomes Pereira, proprietário do Frigorífico do Edvaldo, localizado no povoado Mamoeiro, em Limoeiro de Anadia, é um verdadeiro exemplo de como dedicação, visão de mercado e apoio técnico podem transformar pequenos negócios em grandes histórias de sucesso.

Tudo começou em 2008, quando Edvaldo passou a trabalhar ao lado do tio vendendo carne de porco. O modelo era simples: os clientes faziam suas encomendas semanais, o animal era abatido e os cortes preparados artesanalmente. Com o tempo, Edvaldo percebeu uma crescente demanda por carne bovina entre seus clientes. Sem perder tempo, começou a adquirir e vender também esse tipo de carne, atendendo de forma personalizada e direta.

Com a clientela consolidada, ele tentou expandir as vendas para a feira local. A experiência durou pouco, mas serviu para Edvaldo entender que seu modelo de venda direta, com base na confiança e na qualidade do produto, era o que mais funcionava. Foi então que decidiu abrir seu próprio açougue.

A virada com o apoio do Conagreste e Sala do Empreendedor

O grande salto no negócio veio quando Edvaldo conheceu o trabalho do Conagreste (Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano). A partir de orientações técnicas, ele tomou conhecimento do SIM Consorciado – uma certificação sanitária que permite a comercialização de produtos de origem animal em todos os municípios integrantes do consórcio.

Com o suporte do Conagreste, Edvaldo entendeu que se formalizar era essencial para crescer. Seguindo todas as exigências, em dezembro de 2023 ele conquistou a tão sonhada certificação SIM Conagreste, agregando mais credibilidade ao seu frigorífico e abrindo portas para novos mercados, inclusive governamentais.

Com o selo em mãos, Edvaldo procurou a Sala do Empreendedor de Limoeiro de Anadia, onde recebeu todo o apoio necessário para participar de uma chamada pública da prefeitura. O objetivo era fornecer carne bovina — especificamente o corte de patinho — para a merenda escolar municipal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

A iniciativa foi um sucesso: em 2024, Edvaldo fechou seu primeiro contrato com a Prefeitura de Limoeiro no valor de R$ 79.978,48/ano. O bom desempenho o credenciou para voos ainda mais altos. Em 2025, já participando de um processo de pregão, venceu novamente, dessa vez com dois itens: carne tipo patinho e carne moída. O valor do novo contrato saltou para impressionantes R$ 856 mil por ano.

INVESTIMENTO

Para atender à nova demanda com a qualidade exigida, Edvaldo precisou investir. Adquiriu uma nova máquina de embalo a vácuo, que garante maior durabilidade e higiene na entrega dos produtos. O equipamento já existia no açougue, mas foi necessário adquirir uma versão de maior porte exclusivamente para suprir a demanda da rede municipal de ensino.

Edvaldo faz questão de reconhecer todo o apoio recebido: “Sou muito grato ao Conagreste, que me orientou em todo o processo de legalização e conquista do selo. E também agradeço à Prefeitura de Limoeiro de Anadia, especialmente à equipe da Sala do Empreendedor, que me deu todo o suporte necessário para participar das chamadas públicas e crescer com segurança”, frisou.

A história de Edvaldo é um exemplo de como parcerias entre o poder público e pequenos empreendedores podem fortalecer economias locais, garantir alimentos de qualidade para a população e transformar vidas.

Manutenção dos valores pela CTR representam vitória do Conagreste e alívio financeiro aos municípios consorciados

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) e destinam seus resíduos sólidos à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, localizada no município de Craíbas, receberam uma excelente notícia nesta terça-feira (11): os valores praticados atualmente serão mantidos, sem reajuste.

A decisão representa uma economia significativa para os cofres públicos municipais e é fruto direto do empenho da diretoria do consórcio, especialmente do presidente Marlan Ferreira e do superintendente Júnior Mota.

Atendendo a uma reivindicação formal do Conagreste, que expôs as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos municípios consorciados, a empresa Alagoas Ambiental S/A, responsável pela gestão da CTR, sinalizou positivamente e confirmou a manutenção dos valores estipulados no Contrato nº 05.CD/2023.

O anúncio foi recebido como uma vitória importante nas tratativas conduzidas pelo Conagreste, que não tem medido esforços para garantir a continuidade dos serviços essenciais de manejo e destinação final de resíduos sólidos, sem onerar ainda mais as gestões municipais.

“Essa conquista é fruto de um trabalho incansável de diálogo e articulação institucional. O momento exige sensibilidade e compromisso com os municípios, e conseguimos preservar tanto os serviços quanto o equilíbrio financeiro das prefeituras consorciadas”, destacou Marlan Ferreira.

A Alagoas Ambiental reafirmou seu compromisso com a regularidade e qualidade dos serviços prestados, reforçando o bom relacionamento estabelecido com o Conagreste e sua disposição para manter uma parceria responsável e duradoura.

Conagreste apresenta credenciamento de hospitais para serviços de média e alta complexidade

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) realizou, na última quinta-feira (5), uma reunião em sua sede para apresentar oficialmente os hospitais credenciados que passarão a executar os serviços de média e alta complexidade na região.

O encontro contou com a presença do presidente do consórcio, Marlan Ferreira, além de prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes das instituições hospitalares que foram habilitadas para prestar os serviços.

A reunião marcou mais um passo decisivo na ampliação da rede de atendimento especializado aos municípios consorciados, promovendo mais acesso, eficiência e qualidade no cuidado com a saúde da população.

Durante a apresentação foram detaladas as etapas do processo de credenciamento, os critérios técnicos adotados e os serviços que estarão disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da parceria entre os municípios e os hospitais através do consórcio. A medida vai permitir, por exemplo, a realização de exames, procedimentos cirúrgicos e tratamentos em várias especialidades.

Durante o encontro o presidente Marlan Ferreira destacou a relevância do credenciamento. “Esse é mais um passo importante para promovermos a ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexidade, tornando-os mais perto das pessoas, reduzindo filas, custos e promovendo mais dignidade no atendimento aos nossos cidadãos”, frisou.

A iniciativa reforça o compromisso do Conagreste com a modernização da gestão pública em saúde e com a busca de soluções colaborativas que beneficiem os municípios integrantes do consórcio.

Serviço de Inspeção Municipal Consorciado do Conagreste atrai atenção de gestores pernambucanos

O modelo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Consorciado, implantado pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), tem chamado atenção além das divisas de Alagoas. O sucesso da iniciativa, que tem transformado a realidade de pequenos produtores locais ao garantir regularização sanitária e ampliação de mercados, despertou o interesse de gestores públicos de outros estados.

Nesta semana, uma comitiva formada por representantes de 15 prefeituras pernambucanas, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano (Coniape) e da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), participou de uma missão técnica ao Agreste alagoano para conhecer de perto a experiência exigida do consórcio.

A programação começou na segunda-feira (26), em Arapiraca, com uma reunião de trabalho com a equipe do Conagreste. Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura, os serviços oferecidos pelo consórcio, bem como o modelo de implantação e funcionamento do SIM Consorciado. O sistema, que permite a pequenos produtores comercializar seus produtos de origem animal de forma regularizada em todo o território dos municípios consorciados, tem se mostrado um instrumento eficiente de inclusão produtiva e desenvolvimento regional.

No segundo dia da missão, a comitiva visitou empreendimentos nos municípios de Limoeiro de Anadia e Craíbas. Nessas localidades, os gestores pernambucanos puderam ver de perto como o selo de inspeção tem impactado positivamente a vida de produtores rurais, possibilitando a expansão de seus negócios e o acesso a novos mercados consumidores.

De acordo com o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, a visita representa um reconhecimento importante. “É uma grande satisfação e orgulho que recebemos aqui os representantes de municípios e consórcios de Pernambuco. A presença do grupo demonstra que estamos no caminho certo, com experiências exitosas que despertam o interesse de outros estados. O Conagreste tem trabalhado com seriedade, inovação e compromisso com os municípios, e é uma honra poder compartilhar os nossos resultados com parceiros tão importantes”, destacou.

A missão técnica reforça o papel estratégico dos consórcios intermunicipais na busca por soluções regionais para desafios comuns, sobretudo na área de desenvolvimento econômico e segurança alimentar.

O SIM Consorciado do Conagreste se consolida, assim, como uma referência nacional no apoio à agricultura familiar e à produção artesanal de alimentos de origem animal com qualidade e segurança.

Fotos: Mara Santos / Ascom Conagreste

Conagreste realiza workshop sobre PPP’s e Terceiro Setor, reunindo prefeitos e representantes de municípios consorciados

“O Fomento das PPP’s e o Marco Regulatório das Organizações Sociais”. Esse foi o tema de um workshop realizado, nesta sexta-feira (28), pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), que reuniu prefeitos e representantes dos municípios consorciados. O evento contou com a participação de palestrantes renomados e foi realizado no auditório do SESC em Arapiraca.

Com 32 municípios, entre consorciados e conveniados, o Conagreste tem trabalhado no sentido de fomentar as parcerias entre o poder público e o 3º Setor, composto por entidades privadas sem fins lucrativos que prestam serviços com finalidades de interesse público. Sob a presidência do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, o consórcio tem participado de encontros e trocas de experiências com o setor, inclusive fora de Alagoas.

No workshop desta sexta-feira foram ministradas as seguintes palestras: “O 3° Setor como Parceiro Estratégico do Poder Público: O MROSC e a Construção de uma Gestão Pública Eficiente e Transparente”, ministrada pelo subprocurador geral do Ministério Público, Valter Acioly; “O papel de uma agência de inovação para a transformação da gestão pública municipal”, ministrada pelo presidente da Inovatec, Edvaldo Vasconcelos; e “Parcerias Públicas e Privadas: concessões e desafios no setor público”, ministrada pelo subsecretário de Ações Estratégicas de Maceió, Caio Buarque, e pela mestre em Direito Público, Catharyna Duarte.

*Fotos: Mara Santos / Ascom Conagreste

Superintendente do Ministério da Agricultura destaca atuação do Conagreste junto a agricultura familiar em AL

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) vem se destacando por suas ações voltadas ao fortalecimento da economia, do empreendedorismo e, especialmente, da agricultura familiar. Atualmente com 30 municípios, entre consorciados e conveniados, o trabalho do Conagreste recebeu o reconhecimento do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques, que enalteceu o protagonismo do consórcio no estado de Alagoas.

“Em Brasília conversei com auditores do Ministério, que destacaram o importante trabalho do Conagreste em Alagoas. Parabenizo o presidente Marlan Ferreira e toda a sua equipe, que têm trabalhado de forma séria e competente no fortalecimento da agricultura familiar, na geração de renda e no incentivo aos pequenos empreendedores”, frisou o superintendente.

Ao longo da atual gestão o Conagreste vem desenvolvendo várias frentes de trabalho, com ações que vão desde a entrega de tratores, implementos, caminhões pipas e biodigestores para escolas, além da ampliação do SIM/Conagreste, o Selo de Inspeção Municipal, uma certificação que garante a qualidade dos produtos de origem animal produzidos por pequenos empreendedores e que também permite a comercialização desses produtos em todos os 30 municípios que integram o consórcio, inclusive para os entes públicos.

Conagreste entrega trator e implementos agrícolas em Tanque D’arca

Visando o fortalecimento da agricultura familiar dos municípios, o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) realizou, nesta quinta-feira (20), a entrega de mais um trator e implementos agrícolas, desta vez na cidade de Tanque D’arca. A solenidade de entrega dos equipamentos foi realizada na praça central.

Ao chegar na cidade, o presidente do Consórcio, Marlan Ferreira, foi recepcionado pelo prefeito Didi Lopes, pelo vice Jean Lima, além de secretários municipais, vereadores e agricultores familiares da região. Marlan também esteve acompanhado do superintendente do Conagreste, Júnior Mota, e da chefe de gabinete Graça Lisboa.

Além do trator, avaliado em mais de meio milhão de reais, o Conagreste também entregou um carroção e um arado, itens que já serão utilizados pelo Município no processo de aragem e preparo do solo para a próxima safra.

“Estou muito feliz em estar aqui em Tanque D’arca entregando mais um trator e esses implementos que farão a diferença na agricultura familiar. O Conagreste segue de portas abertas para Tanque D’arca e todos os municípios que fazem parte do consórcio”, finalizou o presidente Marlan Ferreira.

Em Mar Vermelho Conagreste entrega maquinários e leva orientações sobre o SIM aos empreendedores locais

Na manhã desta quinta-feira (6) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) esteve na cidade de Mar Vermelho, localizada na região da zona da mata, onde realizou a entrega de maquinários para a Secretaria de Agricultura do Município. Na oportunidade o consórcio também reuniu produtores e empreendedores locais, que receberam orientações sobre a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM/Conagreste).

Produtores de mel, ovos, frango, queijo, carnes e outros produtos de origem animal participaram atentamente da palestra ministrada pela médica veterinária do Conagreste Taine Soares, que abordou a importância dos produtores buscarem a certificação SIM/Conagreste, que garante maior credibilidade, qualidade e a possibilidade da comercialização dos produtos em todos os 30 municípios que integram o consórcio.

Após a palestra o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, realizou a entrega de um trator, arado, carroção e ensiladeira, equipamentos que serão de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar local. As chaves do trator foram recebidas pelo prefeito André Almeida, que recentemente assinou a adesão do município de Mar Vermelho ao consórcio.

“O Conagreste recebe Mar Vermelho de portas abertas. Agradeço ao prefeito André Almeida e toda sua equipe pela confiança, na certeza de que hoje estamos colhendo apenas os primeiros frutos de uma duradoura parceria”, assegurou o presidente Marlan Ferreira.

Na solenidade ainda estiveram presentes o superintendente do consórcio, Júnior Mota, a chefe de gabinete Graça Lisboa; o vice-prefeito de Mar Vermelho, Hermann Almeida, o secretário municipal de Agricultura, Erasmo Souza, e os vereadores Paulo Romão, Larissa Oliveira e Cledjane Rocha.

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content