A trajetória empreendedora  de Edivaldo Gomes Pereira, proprietário do Frigorífico do Edvaldo, localizado no povoado Mamoeiro, em Limoeiro de Anadia, é um verdadeiro exemplo de como dedicação, visão de mercado e apoio técnico podem transformar pequenos negócios em grandes histórias de sucesso.

Tudo começou em 2008, quando Edvaldo passou a trabalhar ao lado do tio vendendo carne de porco. O modelo era simples: os clientes faziam suas encomendas semanais, o animal era abatido e os cortes preparados artesanalmente. Com o tempo, Edvaldo percebeu uma crescente demanda por carne bovina entre seus clientes. Sem perder tempo, começou a adquirir e vender também esse tipo de carne, atendendo de forma personalizada e direta.

Com a clientela consolidada, ele tentou expandir as vendas para a feira local. A experiência durou pouco, mas serviu para Edvaldo entender que seu modelo de venda direta, com base na confiança e na qualidade do produto, era o que mais funcionava. Foi então que decidiu abrir seu próprio açougue.

A virada com o apoio do Conagreste e Sala do Empreendedor

O grande salto no negócio veio quando Edvaldo conheceu o trabalho do Conagreste (Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano). A partir de orientações técnicas, ele tomou conhecimento do SIM Consorciado – uma certificação sanitária que permite a comercialização de produtos de origem animal em todos os municípios integrantes do consórcio.

Com o suporte do Conagreste, Edvaldo entendeu que se formalizar era essencial para crescer. Seguindo todas as exigências, em dezembro de 2023 ele conquistou a tão sonhada certificação SIM Conagreste, agregando mais credibilidade ao seu frigorífico e abrindo portas para novos mercados, inclusive governamentais.

Com o selo em mãos, Edvaldo procurou a Sala do Empreendedor de Limoeiro de Anadia, onde recebeu todo o apoio necessário para participar de uma chamada pública da prefeitura. O objetivo era fornecer carne bovina — especificamente o corte de patinho — para a merenda escolar municipal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

A iniciativa foi um sucesso: em 2024, Edvaldo fechou seu primeiro contrato com a Prefeitura de Limoeiro no valor de R$ 79.978,48/ano. O bom desempenho o credenciou para voos ainda mais altos. Em 2025, já participando de um processo de pregão, venceu novamente, dessa vez com dois itens: carne tipo patinho e carne moída. O valor do novo contrato saltou para impressionantes R$ 856 mil por ano.

INVESTIMENTO

Para atender à nova demanda com a qualidade exigida, Edvaldo precisou investir. Adquiriu uma nova máquina de embalo a vácuo, que garante maior durabilidade e higiene na entrega dos produtos. O equipamento já existia no açougue, mas foi necessário adquirir uma versão de maior porte exclusivamente para suprir a demanda da rede municipal de ensino.

Edvaldo faz questão de reconhecer todo o apoio recebido: “Sou muito grato ao Conagreste, que me orientou em todo o processo de legalização e conquista do selo. E também agradeço à Prefeitura de Limoeiro de Anadia, especialmente à equipe da Sala do Empreendedor, que me deu todo o suporte necessário para participar das chamadas públicas e crescer com segurança”, frisou.

A história de Edvaldo é um exemplo de como parcerias entre o poder público e pequenos empreendedores podem fortalecer economias locais, garantir alimentos de qualidade para a população e transformar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content