O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) acaba de conquistar um importante marco para o desenvolvimento regional. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reconheceu oficialmente o consórcio como apto para a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

A cerimónia para a entrega dos certificados do SISBI-POA aos consórcios acontecerá no próximo dia 24 de setembro em Rio dos Cedros/SC, e contará com a presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O objetivo da certificação é fortalecer a economia regional e valorizar os produtores locais, assegurando padrões nacionais de inspeção

Com essa equivalência, os produtos de origem animal que forem inspecionados sob a gestão do Conagreste poderão ser comercializados em todo o território nacional, abrindo novas possibilidades de mercado para produtores da agropecuária local.

O presidente do consórcio, Marlan Ferreira, destacou a importância da certificação para o fortalecimento da economia regional. “A adesão ao SISBI-POA representa uma grande oportunidade de expansão para os produtos da agropecuária da região Agreste e de todo o estado de Alagoas. Com isso, os produtores locais ganham mais autonomia, competitividade e acesso a novos mercados”, afirmou.

O SISBI-POA faz parte do SUASA e tem como objetivo padronizar e garantir a qualidade dos serviços de inspeção de produtos de origem animal realizados pelos estados, municípios e consórcios públicos. Quando um ente federativo é reconhecido como equivalente ao sistema federal, seus produtos inspecionados localmente passam a ter validade nacional, promovendo a descentralização da inspeção sanitária com rigor técnico.

BENEFÍCIOS


Com a equivalência, a economia local deve ser diretamente impactada, especialmente nos setores de laticínios, carnes, embutidos e outros produtos de origem animal. Pequenos e médios produtores terão mais condições de expandir seus negócios, gerar empregos e agregar valor à produção agropecuária.

O reconhecimento também representa uma validação da qualidade dos serviços de inspeção realizados pelo consórcio, que atende diversos municípios do agreste alagoano. A conquista é resultado de um processo técnico criterioso, conduzido em parceria com órgãos de controle e fiscalização sanitária.

Foram mais de 150 consórcios de todo o Brasil inscritos, 97 foram selecionados e apenas 35 conseguiram cumprir as etapas para a conquista da certificação, sendo o Conagreste o único em Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content