Há seis anos, a imprensa alagoana e as páginas oficiais do Governo do Estado, mostravam o início do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) e citavam a construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR), no município de Craíbas. Na época, o consórcio era voltado apenas para a questão dos resíduos, atualmente é uma entidade com atuação multifinalitária.

A audiência pública que tratou da construção e dos detalhes administrativos e operacionais da CTR, foi realizada no dia 16 de março de 2016, na Câmara de Vereadores de Craíbas. O Conagreste foi criando para que os seus municípios consorciados dividissem as despesas relacionadas à coleta, transporte, acomodação e destinação dos resíduos sólidos coletados nas cidades.

À época o secretário de Meio Ambiente, era Alexandre Ayres, que comanda atualmente a secretaria estadual de Saúde.

A CTR gerencia a destinação de resíduos sólidos de 21 município do Agreste alagoano, consorciados ao Conagreste. O local onde a mesma está instalada possui uma área de 81 hectares e só dos municípios que integram o Consórcio recebe 26.000 toneladas de resíduos sólidos por mês, uma média de 700 toneladas por dia.

Confira abaixo a íntegra de uma matéria divulgada pelo Governo de Alagoas e assista a matéria exibida no telejornal AL TV  2ª Edição clicando AQUI.

Construção de aterro sanitário é discutida

17/03/2016 09h11

Craíbas – A empresa contratada para construir um aterro sanitário e gerenciar a destinação de resíduos sólidos em 20 municípios do interior apresentou o projeto para os moradores e autoridades, na manhã de ontem, no município de Craíbas. A audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, é um dos requisitos necessários para a empresa obter a licença prévia.

Conforme os representantes da empresa, o aterro sanitário que irá atender ao Consórcio para Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) será construído em uma área de 81 hectares, a maior parte deles no município de Craíbas e o restante já em terras de Arapiraca, que deverá receber o lixo doméstico, comercial e de construção civil dos 20 municípios. O aterro, que terá vida útil de 20 anos, terá capacidade para receber 6 toneladas de resíduos por dia.

O prefeito de Craíbas, Bruno Pedro (PTB), explicou que a Conagreste optou pelo aterro privado para cumprir as exigências da Lei de Resíduos Sólidos. “Devido ao avanço do prazo para cumprir a lei e a crise econômica, o consórcio não conseguiu financiamento junto ao governo federal. A solução encontrada, então, foi partir para um aterro privado, porque só assim seria possível atender a todos os municípios da região”, declarou.

Durante a audiência pública, os engenheiros da empresa, que instalaram o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) no município de Pilar – em atividade desde novembro do ano passado –, apresentaram relatório do estudo de impacto ambiental e tranquilizaram os moradores de áreas nas proximidades do local onde o aterro será construído. A empresa também se comprometeu em disponibilizar um ônibus, em uma data a ser combinada, para levar os moradores da região para conhecer o CTR de Pilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content