Na manhã desta terça-feira (21) prefeitos e representantes dos municípios consorciados junto ao Conagreste estiveram reunidos na sede do órgão, em Arapiraca, onde participaram de uma reunião que contou com as presenças de representantes da Caixa Econômica Federal que, na oportunidade, apresentaram as vantagens do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP) para resíduos sólidos.

O objetivo do encontro foi levar aos municípios consorciados informações importantes sobre o FEP, um modelo de proposta e estudo em parceria público/privada para a gestão de resíduos sólidos, visto que no Brasil 50% desses resíduos ainda têm destinação inadequada.

O FEP CAIXA é administrado pelo banco, de acordo com o Decreto Federal 9.217/17. A Caixa faz a gestão administrativa, financeira e operacional do Fundo, que tem como finalidade exclusiva financiar serviços técnicos especializados em apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessão e parcerias público-privadas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em regime isolado ou consorciado.

Durante a explanação, os representantes da Caixa citaram como exemplo o resultado positivo de uma parceria formada recentemente junto a um consórcio de municípios cearenses. Na oportunidade o superintendente do Conagreste, Junior Mota, sugeriu a ida de um grupo de prefeitos até a região para conhecer de perto o sistema.

“Em comum acordo com os prefeitos e representantes dos municípios iremos alinhar uma visita para conhecer como funciona o sistema e os seus benefícios. A data ainda está a confirmar”, afirmou o superintendente.

O Conagreste está inscrito no último edital de chamamento público, demonstrando interesse em adquirir apoio técnico e financeiro para projetos no setor de Resíduos Sólidos Urbanos. O edital é fruto de parceria inédita entre a CAIXA, BNDES e SEPPI

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Conagreste, o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, pelo superintendente Júnior Mota e pela chefe de gabinete, Graça Lisboa. Ainda estiveram presentes os prefeitos José Pacheco (São Sebastião), Aldo Lira (Estrela de Alagoas), Suzy Higino (Olho D’água Grande), além de representantes dos demais 23 municípios consorciados. Representando a CEF estiveram presentes o gerente de filial GIGOV/Maceió, André Vieira, e o supervisor da GIGOV/Caixa, João Lima e Silva.