O Laticínio São José, localizado no Povoado Riacho da Onça, em Craíbas, recebeu do Consorcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) o 1º selo de Inspeção Municipal Consorciado do Estado de Alagoas, o SIM/Conagreste.

A entrega do selo do Serviço executado e gerido pelo Conagreste foi feita pelo presidente do consórcio, Marlan Ferreira, e pelo prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, nesta quinta-feira (1º de dezembro).

Para o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, a concessão do selo abre um horizonte para o Laticínio São José, pois além de poder comercializar seus produtos nos 23 municípios que integram o consorciado, também poderá vender para as gestões municipais, para que sejam usados na merenda escolar.

“É uma grande conquista, com uma dimensão enorme para o Laticínio São José, que tinha a comercialização de seus produtos limitada a Craíbas e, agora, com o SIM/Conagreste vai poder vender em 23 municípios, chegando a Maceió, que está com a Lei de adesão ao Serviço a ser aprovada no Legislativo. Fiquei muito comovido com a história desse estabelecimento e fico muito feliz com essa conquista”, disse Marlan.

O Laticínio São José é uma empresa de estrutura familiar, cujos produtos são fabricados com dedicação, qualidade e um trabalho comprometido iniciado anos atrás. O senhor Valdomiro dos Santos e o filho dele, Tiago José dos Santos, que administra o estabelecimento, contaram a história do estabelecimento e emocionaram os presentes. Para eles, o reconhecimento da qualidade do seus produtos traz satisfação e esperança.

“Tivemos muitas dificuldades, mas vencemos! Sempre gostei de fazer a coisa certa e hoje, estamos aqui e, para mim, é um orgulho muito grande essa conquista”, disse Valdomiro, representando a família durante discusso emocionente.

O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, disse que o SIM/Conagreste “é uma forma de tranquilizar o produtor a comercializar seus alimentos nos municípios consorciados dentro da regularidade, combatendo a clandestinidade e valorizando quem trabalha de forma honesta e correta.”

Teófilo e o Sebrae Alagoas, representado pela diretora técnica Renata Pereira, receberam das mãos do superintende do Conagreste, Júnior Mota, placas de agradecimento pela parceria na concretização deste 1º selo SIMc (SIM consorciado). “Foram parcerias fundamentais para essa conquista e somos gratos por todo apoio que nos foi dado, durante todo o longo processo”, destacou Mota.

Além de comercializar seus produtos nos 23 municípios do Conagreste, cujas populações chegam a mais de780 mil pessoas, o Laticínio São José também poderá participar como fornecedor de gêneros alimentícios de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no âmbito do Programa Alimenta Brasil – PAB (nova nomenclatura do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA).

De acordo com a médica veterinária e coordenadora técnica do SIM/Conagreste, Taíne Soares, para aderir ao Serviço o produtor deve trabalhar com produtos de origem animal, ter CNPJ, planta baixa do prédio, infraestrutura adequada e passar por uma auditoria para orientação e adequação, ao que exige as normas sanitárias vigentes.

O coordenador administrativo do SIM/ Conagreste, Antonio Jatubá, ressaltou que o 1º selo do Serviço consorciado é um marco para o estado e para gestão de Marlan Ferreira à frente do consórcio. “Foram meses de muito trabalho, diversas visitas consultivas a municípios e produtores, até a concessão deste 1º selo, que é uma iniciativa pioneira em Alagoas, pois somos o primeiro consorcio a executar e gira um selo de inspeção de forma consorciada no estado. A concessão deste selo ao Laticínio São José no enche de orgulho e coroa o trabalho do Conagreste, durante a gestão do Marlan Ferreira, que vem fazendo história no agreste alagoano”, pontuou Jatubá.

Entre as presenças marcantes na solenidade estavam: o secretário de Agricultura de Craíbas, Ivan José da Silva; a vice-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas, Maria José; e representantes do Banco do Nordeste. Além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Agricultura, vereadores, produtores, empresários e demais autoridades, amigos e toda a equipe técnica do Conagreste.

Sobre o SIM

O SIM/ Conagreste, Serviço de Inspeção Municipal Consorciado gerido e executado pelo Conagreste, visa assegurar a qualidade alimentar dos produtos de origem animal e artesanais, produzidos e comercializados nos municípios consorciados, e promover o desenvolvimentos dos pequenos produtores e da agricultura familiar.

Após as adequações e estando em conformidade com as exigências e normas sanitárias, as empresas do setor, devidamente fiscalizadas, recebem um selo SIM/Conagreste e podem comercializar seus produtos em todos os 23 municípios do consórcio e vender para a merenda escolar.

Ter um selo de inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.