Em mais uma rodada de reuniões para tratar de benefícios e ações para os produtores rurais, o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) se recebeu representantes da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) em sua sede, em Arapiraca, nesta terça-feira (22).

Desde a semana passada, o Consórcio vem participando de diversas reuniões junto à Unicafes/AL, para tratar de diversas ações da entidade a serem oferecidas aos municípios consorciados.

No encontro, foram definidas diversas ações para apresentar o programa No Rota da Merenda Legal aos municípios e esclarecer sobre dúvidas e importância de inserir os produtos da agricultura familiar na merenda escolar das gestões consorciadas.

O intuito da parceria entre o Conagreste e Unicafes/AL, é levar desenvolvimento para os municípios, além de proporcionar qualidade para a merenda escolar, orientando as gestões sobre como efetivar os municípios quanto a aplicação do Programa Nacional de Alimentação (PNA), dentro das implicações legais, fazendo com que recursos sejam gastos de maneira proveitosa, gerando renda para a população rural local, movimentando a economia.

“Precisamos constituir uma rede colaborativa para levar os produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Para isso, precisamos unir forças para orientar os municípios, fomentar essa oportunidade de mercado para os produtores, que terá um efeito multiplicador na economia local, já que beneficiará os produtores, os alunos, municípios e toda a sociedade, já que o dinheiro irá circular na própria cidade”, explicou a chefe de gabinete do Conagreste, Graça Lisboa.

O representante da Unicafes/AL, Adalberon Júnior, disse que entre as ações da entidade estão a realização de uma reunião com nutricionistas municipais para discutir sobre os produtos da agricultura rural a serem inseridos na merenda escolar e a publicação de um livro de receitas com alimentos da agricultura familiar voltados para essa finalidade.

“Vamos debater o fortalecimento das políticas públicas da agricultura familiar e do nosso programa Na Rota da Merenda Legal”, finalizou Adalberon.

Além da chefe de gabinete do Conagreste, Graça Lisboa, participaram da reunião: a advogada Brígida Alencar, a especialista em licitações Raphaela Brasil e outros representantes da Unicafes/AL, junto a Adalberon Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content