Prefeitos parceiros do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) participaram de uma reunião, comandada pelo presidente da entidade, Marlan Ferreira, para tratar de definições referente à Estação de Trasbordo de Resíduos Sólidos, instalada em Girau do Ponciano.

No encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), na sede do Conagreste, em Arapiraca, os gestores municipais, cujas cidades serão beneficiadas com a estação de transferência ou transbordo, como é comumente chamado, discutiram sobre as etapas, ajustes e equipamentos necessários para que o local inicie suas operações.

A estação de transbordo é necessária para facilitar a transferência dos resíduos sólidos dos municípios para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), destinação final dos mesmos, e que fica localizada em Craíbas. Entre os benefícios estão a redução de custos com o transporte; a melhora na eficiência e diminuição no tempo em deslocamento; aumento no serviço de coleta; e destinação ambientalmente adequada dos resíduos, conforme exigência das leis ambientais.

O local tem previsão de iniciar suas operações em janeiro de 2022. Serão beneficiados os municípios de Girau do Ponciano, Porto Real do Colégio, Traipu, Olho D’Água Grande, Campo Grande, São Brás e Lagoa da Canoa.

O presidente do Conagreste, e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, destacou a importância da estação de transbordo.

“ A instalação da estação de transbordo é destinada a receber os resíduos sólidos de forma temporária, armazenando o material da coleta dos municípios antes de transferi-lo, definitivamente para o destino final. Ela foi pensada para facilitar o transbordo dos resíduos entre caminhões utilizados na coleta e o caminhão utilizado para o transporte até a CTR, que é a destinação final”, explicou Marlan Ferreira.

Os prefeitos de Girau do Ponciano, Davi Barros; Porto Real do Colégio, Aldo Popular; Traipu, Lucas Santos; Campo Grande, Téo Higino; e a prefeita e vice de Olho D’Água Grande, Suzy Higino e Anny Higino; participaram da reunião.

O superintendente do Conagreste, Júnior Mota, e a chefe de gabinete, Graça Lisboa, também acompanharam o encontro.