O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (20), de Assembleia Geral para fundação da Federação de Consórcios Públicos de Alagoas (FEC/AL). Além de Marlan Ferreira, outros 8 presidentes de consórcios públicos do estado participaram do evento.
A reunião, aprovou, por unanimidade, o Estatuto da FECALAGOAS, e elegeu sua diretoria, na qual o presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, foi aclamado presidente da Federação.
Integrantes dos outros oito consórcios também integram a diretoria da FEC/AL.
O prefeito de Major Izidoro e representante Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), da região leiteira de Alagoas, Theobaldo Cintra, que foi escolhido como vice-presidente institucional; o prefeito de Dois Riachos e representante do Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), Ramon Camilo, foi escolhido vice-presidente administrativo; o prefeito de Coruripe e presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), Marcelo Beltrão, é o vice-presidente financeiro;
Já o prefeito de Carneiros e representante do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip), Geraldo Filho, e o prefeito de Água Branca, e representante do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), José Carlos de Carvalho, foram eleitos como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.
A FECALAGOAS tem como objetivo principal buscar o fortalecimento dos consórcios públicos com padronização de entendimento, que gerem instrumentos e facilitem os procedimentos administrativos, aproximando os consórcios das esferas governamentais estadual e da União.
Outro benefício da Federação é o acompanhamento das frentes parlamentar de Consórcios Públicos, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL) e no Congresso Nacional.
Além do Conagreste, integram a FECALAGOAS os seguintes consórcios públicos alagoanos:
Condri- Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema;
Crerssal- Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal);
Cigres- Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos;
Conisul- Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul);
Conorte- Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Alagoas;
Corszam- Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas;
CRMM- Consórcio da Região Metropolitana de Maceió
A reunião aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alaganos (AMA), em Maceió, e foi presidida pelo presidente do Condri e prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, e secretariada pelo superintendente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal) Eraldo Nunes.
“É uma honra ter sido eleito para presidir a Federação. Considero muito importante a criação dela para a união, realizações e desenvolvimento dos consórcios públicos, que consequentemente beneficiam os municípios e toda a população. Vamos trabalhar juntos para ampliar e reforçar nossas demandas em saúde, educação, meio ambiente, entre tantas outras, e buscá-las junto aos parlamentares e governo federal”, pontuou o presidente eleito, Marlan Ferreira.
A representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente em Alagoas (ANAMMA), Jéssica Cavalcante participou da assembleia de forma virtual, assim como o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges. Representantes e técnicos de gestões municipais e consórcios alagoanos também acompanharam o encontro.