Nesta quarta-feira (10) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) concluiu a instalação dos dez primeiros kits biodigestores em escolas de municípios que integram o consórcio. Nesta primeira etapa os equipamentos foram instalados em unidades da rede municipal de Craíbas, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.

O kit biodigestor entregue pelo Conagreste é composto por triturador, fogareiro e todos os acessórios para a instalação, a exemplo de filtros, mangueiras e conexões. Todos os resíduos produzidos nas cozinhas das escolas, como cascas, sementes, bagaço de frutas, legumes e restos de comida deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, diminuindo as despesas com a compra de botijões de GLP por parte das escolas municipais. Já o biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e no próprio jardim da escola.

Em Craíbas a escola contemplada foi a José Barros Paes. Em Girau do Ponciano foram as escolas Vereador Antônio Alves, Deputado José Medeiros e José de Messias Barros. Em Limoeiro de Anadia as escolas Nossa Senhora da Conceição, Benício Ferreira Reis e Pedro Ferreira da Silva. Já em Palmeira foram: Pedro Rodrigues Gaia, Douglas Apratto Tenório e Marinete Neves.

De acordo com o engenheiro ambiental do Conagreste, Fabrício Lima, o projeto é de fundamental importância para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente. “Os biodigestores podem receber até 8kg de resíduos por dia e têm uma autonomia para produzir até quatro horas de gás para o fogareiro. O projeto é fundamental para garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, frisou o engenheiro.

Fotos: Mara Santos/ Ascom Conagreste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content