Nesta terça-feira (2) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) iniciou um importante projeto de sustentabilidade voltado às escolas dos municípios que integram o consórcio, com a instalação de kits biodigestores. A primeira unidade contemplada foi a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada em Limoeiro de Anadia, que a partir de agora poderá contar com o equipamento para produzir biogás e biofertilizante líquido.

A instalação do kit biodigestor foi acompanhada pelo engenheiro ambiental e sanitarista do Conagreste, Fabrício Lima; pela diretora da escola, Sara Souza, e também pela coordenadora-geral das Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), Jackeline Guilherme. O kit entregue pelo Conagreste ainda é composto por triturador, fogareiro e todos os acessórios para a instalação, a exemplo de filtros, mangueiras e conexões.

Uma das metas do Conagreste é estender o projeto de implantação de biodigestores para todos os municípios consorciados e conveniados. Nesta primeira quinzena de abril já está programada a instalação de outros 9 kits biodigestores em outras duas escolas de Limoeiro de Anadia e em escolas municipais de Girau do Ponciano, Craíbas e Palmeira dos Índios.

Dessa forma todo o resíduo produzido nas cozinhas das escolas, como cascas, sementes, bagaço de frutas, legumes e restos de comida deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, diminuindo as despesas com a compra de botijões de GLP por parte das escolas municipais. Já o biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e no próprio jardim da escola.

De acordo com o engenheiro Fabrício Lima, o projeto é de fundamental importância para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente. “Antes da aprovação das leis ambientais os resíduos orgânicos eram destinados de forma indiscriminada. No entanto, surgiram maneiras mais ecoeficientes para a destinação desses resíduos e uma delas é a reciclagem por meio da biodigestão”, frisou.

Fotos: Mara Santos /Ascom Conagreste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content