Na manhã desta quarta-feira (31) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) realizou a primeira reunião para tratar sobre a implantação de biodigestores em 10 escolas públicas dos municípios consorciados.

O biodigestor é um equipamento que tem como objetivo aproveitar resíduos orgânicos, como restos de alimentos, estercos de animais e resíduos de produção agrícola, para gerar energia e produzir adubo natural. A instalação desses equipamentos está planejada para acontecer na primeira semana de março e faz parte de uma nova linha de investimento do Conagreste junto aos municípios consorciados.

O funcionamento do biodigestor é baseado em um processo chamado de digestão anaeróbica, que ocorre dentro do equipamento, onde os resíduos orgânicos são colocados. Nesse processo, bactérias e outros microrganismos degradam a matéria orgânica, na ausência de oxigênio, produzindo um gás chamado biogás, que pode ser utilizado como fonte de energia elétrica e térmica.

A reunião, realizada no modo on line, contou com a participação do presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, do superintendente Junior Mota e do engenheiro ambiental do consórcio, Fabrício Lima, além da secretária de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios, Ana Luiza, da assessora técnica daquele município, Edicleide Santana, e da secretária de Educação de Girau do Ponciano, Quitéria. Também participou o representante da empresa Gaiatec, Victor Nishida, responsável por fornecer os biodigestores.