O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) é o primeiro consórcio público a gerir e executar um Serviço de Inspeção Municipal de forma consorciada em Alagoas. A iniciativa pioneira tem chamado a atenção de outros consórcios públicos que estão buscando implementar o Serviço.

Nesta quinta-feira (20), o Conagreste foi convidado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri/AL) a participar de uma reunião com a secretária Carla Dantas, o presidente da Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), Otávio Tavares, e representantes de outros consórcios públicos municipais, para falar sobre o SIM/Conagreste e tratar sobre a certificação de produtos regulamentada, que consiga atender as cidades e os produtores alagoanos.

O SIM/Conagreste é um modelo de Inspeção que tem sido discutido entre os municípios do estado. Além de levar segurança alimentar, o Serviço também propicia que os pequenos produtores tenham aumento na renda e ampliação de mercado.

O SIMc tem o intuito de legalizar e fiscalizar os produtos de origem animal de empreendedores e agroindústrias familiares dos municípios consorciados. Deste modo, produtores rurais podem transformar e agregar valor ao leite, a carne, o mel, os ovos, e pescado e seus derivados, com qualidade e gerando uma agricultura mais forte.

O coordenador administrativo do SIM/Conagreste, Antonio Jatubá, o secretário geral de Limoeiro de Anadia, Max Ferreira e o secretário de Agricultura de Limoeiro, Luciano Soares, representaram o Consórcio na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content