O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) iniciou, nesta terça-feira (15), uma sequência de visitas aos municípios consorciados que aderiram ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) via consórcio. A ação é realizada em parceria com o Sebrae Alagoas e o primeiro município visitado foi Limoeiro de Anadia.
O advogado do Conagreste, Antônio Jatubá, a chefe de gabinete, Graça Lisboa; as consultoras do Sebrae/AL, Camila Nascimento, Seone Araújo; e a médica veterinária e especialista no SIIM, Inês Castro, foram recebidos pelo secretário de Agricultura de Limoeiro de Anadia, Zezinho Erotides.
O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal da cidade e reuniu técnicos do setor de Agricultura e Agronomia, nutricionistas, veterinários e integrantes de cooperativas locais. Foram discutidos os detalhes necessários para estrutura, adesão e serviços que serão oferecidos e realizados pelo Conagreste com a implantação do SIM.
Em sua fala, Antônio Jatubá, ressaltou aos presentes que a adesão ao Selo de Inspeção Municipal trará a certificação de boas condições sanitárias dos produtos de origem animal para os produtores rurais do município, além de proporcionar a valorização dos produtos da agricultura familiar.
A médica veterinária e especialista no SIM, Inês Castro, esclareceu as dúvidas e respondeu aos questionamentos. Ela explicou que com o Selo, os agricultores irão garantir um melhor valor de venda dos alimentos e conseguirão expandir as vendas para outros municípios consorciados ao Conagreste.
Em nome do Sebrae/AL, Camila Nascimento e Seone Araújo reforçaram a parceria com o Consórcio e com os pequenos produtores oferecendo soluções e apoio para que eles se adequem as medidas exigidas pelo SIM.
Vale ressaltar que o selo também é uma exigência para garantir participação dos pequenos produtores rurais em programas como o Programa do Leite (PAA Leite) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“Vamos caminhar de mãos dadas com os pequenos produtores dos municípios. O Conagreste e o Sebare/AL estarão à disposição para que eles deem esse passo tão importante, que valoriza a produção, gerando desenvolvimento e inúmeros benéficos, entre eles, a circulação dos alimentos certificados entre os municípios, agregando valor e qualidade na hora da venda”, destacou a chefe de gabinete do Consórcio, Graça Lisboa.
Ao todo, 13 municípios serão visitados para discutir os detalhes e ações necessárias para a realização do cadastro dos produtores e conclusão implantação do SIM de forma consorciada.