O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, e integrantes da equipe técnica do consórcio participaram da apresentação realizada pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas, do programa ‘Na Rota da Merenda Legal’, para os municípios da região Agreste de Alagoas, nesta quinta-feira (2).

O evento reuniu secretários de Educação e Agricultura, nutricionistas, diretores de escolas, professores, procuradores, agricultores, merendeiras e demais servidores e técnicos de municipais. Além de prefeitos, parlamentares e representantes de diversas entidades.

A equipe da Unicafes/AL apresentou o programa que tem como objetivo incentivar os municípios a comprem, por chamada pública, os alimentos da merenda escolar dos alunos da agricultura familiar, ou seja, de pequenos produtores rurais. A entidade também esclareceu as mudanças do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em seu discurso, Marlan Ferreira, que fez parte da composição da mesa, falou sobre a importância da valorização da agricultura familiar, do pequeno produtor e ressaltou a parceria do Conagreste com a Unicafes/AL.

“ Precisamos diminuir o grande entrave do nosso desenvolvimento que é a burocracia. Precisamos aumentar o microcrédito, precisamos alcançar e consolidar o que já é nosso por natureza, que é o título de primeiro lugar como grande celeiro de alimentos do mundo. Deus já nos terra em abundância, água em abundância e temos nossos verdadeiros heróis que são os nossos agricultores. Mas, tudo isso, passa pela nossa organização, pela nossa união. E a maneira mais fácil de conseguir tudo isso é através da cooperativa, das associações. E eu asseguro que a Unicafes/AL pode ter no Conagreste o apoio necessário, como uma extensão de si própria”, afirmou Marlan, se dirigindo ao presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo.

O município de Limoeiro de Anadia, administrado por Marlan Ferreira, foi citado no evento como exemplo, pois já adotou alimentos da agricultura familiar na merenda escolar e tem, atualmente, 84% dos produtos comprados por esta via. A procuradora do município Raphaela Brasil, e o secretário de Educação, Antônio Martins, falaram sobre a experiência e os resultados conquistados em Limoeiro.

O Progarama Na Rota da Merenda Legal deverá impactar positivamente quase 10 mil agricultores, de 34 cooperativas alagoanas, e que estão inseridos na produção de leite, frutas, hortaliças, raízes, aves e pescados.

Entre as autoridades presentes no encontro estavam a deputada estadual Jó Pereira; e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e prefeito do município de Cacimbinhas, Hugo Wanderley. Ambos destacaram, em seus discursos, o empenho de Marlan Ferreira e do Conagreste para o desenvolvimento dos municípios do Agreste.

O superintendente do Consórcio, Júnior Mota; e a chefe de gabinete, Graças Lisboa, prestigiaram o evento.