O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), a convite da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, participou da aula inaugural do Curso de Capacitação de Agreste Ambiental Escolar (CCAAE), ofertado pela gestão do prefeito do município e presidente do Consórcio, Marlan Ferreira, para estudantes que integram as Comissões do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com- vidas).

O Com-vidas é formado por estudantes das escolas municipais de ensino fundamental II de Limoeiro de Anadia. O CCAAE é um curso que almeja formar jovens para atuarem como agentes ambientais, por meio do conhecimento prático e teórico sobre o meio ambiente, visando a sua preservação e a melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo.

A prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Educação, destinou sete temáticas socioambientais a serem trabalhadas por módulo. No final do curso, os estudantes que obtiverem o mínimo de 85% de participação nas aulas recebem o certificado.

Com ações e forte atuação no meio ambiente, o Conagreste foi representado pelo engenheiro ambiental Fabrício Lima que falou aos estudantes e acompanhou a aula inaugural que teve como tema: Ética e Cidadania, valores tomados como pilares para a formação de agentes da transformação socioambiental.

O evento também contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Antônio Martins; do Meio Ambiente, João Boró; secretário adjunto de Agricultura, Daniel Almeida; e o secretário Geral do Município, Max Ferreira.

A aula inaugural teve como palestrante a professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maria Josefa Adriana Cavalcante Ferro, referência em Alagoas por seu legado na área da educação ambiental e na recuperação de áreas degradadas.