O Consórcio intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) participou de um seminário realizado pelo Banco do Nordeste, para a apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) a produtores rurais do município de Arapiraca, que lotaram o auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde o ciclo de palestras aconteceu na tarde desta quinta-feira (26).

A chefe de gabinete do Conageste, Graça Lisboa, representou o consórcio, apresentando a entidade e as ações realizadas para o desenvolvimento dos municípios da região Agreste e que objetivam beneficiar os produtores rurais locais.

Uma das pautas trabalhadas pelo Conagreste que despertou interesse do público presente foi a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SiM) que, em breve, será implantado via consórcio para os municípios parceiros e que favorece diretamente os pequenos produtores.

“ O Selo de Inspeção Municipal será uma grande conquista para o Consórcio e trará um grande benefício para os pequenos produtores rurais, que poderão ampliar o mercado de produtores, atender as demandas do comércio local e realizar vendas governamentais, além de terem seus produtos valorizados e melhor recomendados”, explicou a chefe de gabinete do Conagreste.

O Prodeter, programa que foi apresentado na reunião, é uma estratégia criada pelo Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas de uma região.

“O Prodeter proporciona mudança de paradigma na estratégia de desenvolvimento territorial, com impactos significativos na inclusão produtiva, ampliação dos investimentos na região, melhoria da sustentabilidade socioambiental, geração de emprego, renda e melhoria da condição de vida dos agentes produtivos”, explicou o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Claudevan Silva.

Para explicar a importância do Prodeter para os pequenos produtores e para a produção de forma industrial, o gerente administrativo da empresa Amafil, Anderson de Melo, estava entre os palestrantes. A Amafil é uma empresa líder em processamento de mandioca. Produz e comercializa farinha, tapioca, fécula entre outros produtos descendentes da raiz. “ Arapiraca tem se destacado na produção rural, principalmente na de macaxeira”, declarou Anderson aos produtores presentes.

O secretário de Agricultura de Arapiraca, Hibernon Cavalcante; o gerente do Sebrae Arapiraca, Arestides Minervino; e o gerente da agência do Banco do Nordeste de Arapiraca, Eliseu Sandes, participaram do encontro e falaram para os produtores.