Secretários e colaboradores dos 21 municípios ligados ao Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) participaram, nesta quinta-feira (8/4), de uma capacitação sobre o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado online e o conteúdo foi ministrado pelo gerente de fiscalização e monitoramento do Instituto do Meio Ambiente em Alagoas (IMA/AL), Paulo Freire.

Entre as principais orientações dadas, Freire destacou a importância do monitoramento dos resíduos sólidos por cada um dos municípios e as ações a serem realizadas de forma legal e adequada. Os participantes foram orientados sobre as determinações do Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas (Sgors/AL), conforme o decreto nº 61571/2018.

Também foram apresentadas aos municípios as determinações do Módulo de Resíduos Sólidos do órgão descritas na Portaria Nº 226/2020, que define que em Alagoas todos os geradores de resíduos sólidos e rejeitos, devem estar cadastrados no Sgors.

Ao todo, cerca de 42 participantes, entre secretários e colaboradores municipais, se reuniram virtualmente para a palestra realizada pelo Conagreste e organizada pelo engenheiro ambiental Fabricio de Jesus Lima.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, o superintendente, Júnior Mota, e a chefe de gabinete, Graça Lisboa também acompanharam o evento.