Por Adalberto Custódio e Mara Santos

Agricultores, produtores e donos de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, como derivados do leite, carnes, pescados, ovos e mel, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (12) em Arapiraca, em uma oficina de orientação sobre a atuação, certificação e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável por padronizar e organizar as ações de vigilância e defesa sanitária, nos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir segurança alimentar, no que for atinente à saúde pública, visando a promoção da saúde.

O evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) em parceria com o Mapa, contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, do Sebrae, da Adeal (Agencia de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas), além de representantes, profissionais e técnicos dos municípios que integram o consórcio.

Responsável por implantar o primeiro selo municipal consorciado do estado de Alagoas, o Conagreste vem passando por um processo de qualificação para se integrar ao SISBI. O processo integra o Projeto ConSIM, uma política pública do MAPA que visa qualificar os consórcios públicos que possuem serviço de inspeção municipal, como o SIM/Conagreste. Com a certificação, todos os estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Na oportunidade, técnicos do MAPA destacaram o importante papel do Conagreste no processo de adesão ao SISBI, assim como os caminhos que os produtores devem seguir para conseguir a certificação, que além de garantir a qualidade, procedência e a segurança alimentar dos produtos ao consumidor, permite a comercialização em todo o Brasil.

O presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, destacou que o consórcio segue firme no processo de qualificação. “A nossa equipe segue trabalhando para que, em breve, o Conagreste esteja apto e com plenas condições de executar a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal pelo SISBI, com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura”, finalizou Marlan Ferreira.

Fotos: Mara Santos / Ascom Conagreste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content