Por Adalberto Custódio e Mara Santos

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) entregou à Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia (Cooperlimo) o Selo de Inspeção Municipal (SIM/Conagreste). A entrega da certificação ocorreu na manhã desta sexta-feira (5) na sede da cooperativa, localizada no Povoado Genipapo, zona rural do município.

A solenidade contou com as presenças do presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira; do presidente da Cooperlimo, Alvânio Vicente, integrantes da diretoria da cooperativas e de associações da região, vereadores, autoridades locais, além do corpo diretivo e técnico do Conagreste.

Criada em 2022, a Cooperlimo conta com aproximadamente 100 cooperados, não só de Limoeiro de Anadia, mas de outros municípios vizinhos. Com uma história nova, a Cooperlimo tem investido na agricultura familiar, um sonho antigo do agricultor Alvânio, que junto com os também agricultores Julian e Técio formam a diretoria da Cooperlimo e buscam alcançar voos mais altos, sempre pensando no desenvolvimento, sucesso, condições melhores de plantio e cultivo, além do bem-estar dos cooperados.

Ao receber a certificação, o presidente da Cooperlimo citou a parceria com o Conagreste. “Receber essa certificação significa colher os frutos que plantamos, mas o nosso grande incentivador foi o Conagreste, através do presidente Marlan Ferreira e sua equipe, que nos orientaram e disponibilizaram todo o apoio técnico para que pudéssemos conquistar essa tão importante certificação”, frisou Alvânio.

Ao usar a palavra, o presidente Marlan Ferreira enalteceu a importância da cooperativa para a economia e a geração de renda. “Alvânio e um desbravador no empreendedorismo e Limoeiro precisa de mais pessoas como você. Era uma meta nossa implantar o ovo caipira na merenda de Limoeiro de Anadia, pois precisamos buscar a qualidade dos nossos alimentos”, afirmou.

O SELO

A certificação SIM/Conagreste garante aos pequenos produtores a qualidade e a credibilidade dos produtos, como também a possibilidade da comercialização fora das linhas territoriais do município de origem, podendo esses produtos estarem presentes nas prateleiras dos estabelecimentos dos 27 municípios consorciados, assim como a venda direta para entes públicos desses municípios.

Implantado pelo Conagreste, na gestão do presidente Marlan Ferreira, o SIM é o primeiro selo consorciado do estado de Alagoas e já está presente nos rótulos das embalagens de vários produtos de origem animal produzidos em Alagoas, a exemplo dos queijos do Laticínio São José, de Craíbas; do mel do Apiário Princesa das Matas, de Viçosa, do doce de leite da Ki Paladar, de Coité do Nóia, e das carnes do Frigorífico do Edvaldo, do Distrito Pé Leve, em Limoeiro de Anadia.

Na solenidade de certificação da Cooperlimo ao SIM/Conagreste, os empresários Tiago José dos Santos, proprietário do Laticínio São José, localizado em Craíbas, (1° estabelecimento de Alagoas a conquistar o selo SIM/Conagreste) e Benedito Pereira, dono da fábrica de doces Ki Paladar, localizada em Coité do Nóia (que também tem o SIMc) estavam presentes.