Por Adalberto Custódio e Mara Santos

O superintendente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Júnior Mota, participou da inauguração de uma usina de biogás e de uma estação de tratamento de chorume instaladas na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) , localizada no município de Craíbas, Agreste alagoano.

A CTR recebe diariamente resíduos sólidos e efluentes de diversos municípios do Agreste, a maioria consorciados ao Conagreste. A planta industrial da empresa Alagoas Ambiental, que realizou a entrega dos equipamentos, foi ampliada com uma Usina de Biogás, com capacidade de gerar energia limpa para dez mil residências, uma Estação de Tratamento de Chorume e uma Estação de Tratamento de Esgoto.

O presidente Alagoas Ambiental, Antônio Tarciso da Silva, e o diretor de operações da empresa, Marnes Gomes, receberam a equipe técnica do Conagreste, que além de Júnior Mota, foi composta pelo engenheiro ambiental Fabrício Lima, e pela advogada Brígida Alencar.

Com a implantação do biogás, o gás produzido por meio da decomposição do lixo será transformado em energia renovável suficiente para abastecer 10 mil residências.

Também foi inaugurada uma estação de tratamento de chorume. O equipamento de tecnologia alemã, com capacidade para tratar 130 mil litros de chorume por dia, irá transformar o líquido poluente em água destilada. A Alagoas Ambiental também entregou uma estação de tratamento de efluentes, com capacidade para 300 mil litros. Uma importante solução para a questão de saneamento no Agreste alagoano, pois a CTR irá receber caminhões limpa fossa e trarão os resíduos.

Em seu discurso, o superintendente Junior Mota – que representou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira- falou sobre o trabalho da Alagoas Ambiental no cuidado com o meio ambiente e com o desenvolvimento do estado de Alagoas. “Temos aqui um aterro sanitário que é exemplo para o Brasil e, em nome de todos os municípios consorciados, venho parabenizar o presidente Tarciso da Silva pelo trabalho que a Alagoas Ambiental vem realizando, não somente em prol do meio ambiente, mas também pelo desenvolvimento do nosso estado”, finalizou Mota.

Ainda durante o evento, a equipe técnica do Conagreste encontrou o diretor executivo do IMA/AL, Ivens Leão, e a secretária de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios, Ana Luíza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content