Nesta quarta-feira (17) o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, esteve no município de São Brás, onde realizou uma visita técnica às instalações do Frigorífico Santa Fé, empreendimento localizado na zona rural do município e que está prestes a entrar em atividade.

Durante a visita, Marlan esteve acompanhado de uma comitiva com, aproximadamente, 20 criadores de suínos do município de Limoeiro de Anadia, no qual é prefeito, além dos secretários de agricultura Luciano do Pedão (Limoeiro de Anadia), Israel Moura (Viçosa), Gefson Monteiro (Piaçabuçu), e suas respectivas equipes técnicas.

Ao chegar no município ribeirinho, Marlan Ferreira foi recepcionado pelo prefeito de São Brás, Klinger Quirino, que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Candido Tavares, e vereadores locais que enalteceram o papel do Conagreste no processo de desenvolvimento dos municípios alagoanos.

São Brás, recentemente, aderiu ao Conagreste com o objetivo de incrementar a qualidade dos serviços públicos prestados à população, além de inserir seus pequenos produtores no Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio. “Estou empenhado para auxiliar na ativação do frigorifico. Hoje é um dia muito importante, pois estamos recebendo o corpo técnico do Conagreste, que sob a presidência do prefeito Marlan Ferreira vem realizando um trabalho competente no desenvolvimento do nosso estado”, frisou Klinger.

Ao se dirigirem ao Frigorífico Santa Fé, a comitiva foi recepcionada pelo proprietário do estabelecimento, Hilton Pivetá, e pela veterinária Zeani Lugarini, que apresentaram toda estrutura da empresa, a exemplo das baias, câmaras frias, além dos equipamentos que estão prontos para entrar em atividade nos próximos meses. Também integraram a comitiva representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o superintendente da Conab em Alagoas, Bruno Barros.

A proposta do Conagreste é promover a parceria entre o frigorífico e os municípios consorciados, inclusive os que já estão com a Lei de Adesão ao consórcio em tramitação, a exemplo de Viçosa, Piaçabuçu e Maceió. Sendo concretizada a parceria, o frigorífico, que já atua de forma exitosa no Sul do Brasil, deverá fornecer leitões aos criadores dos municípios consorciados, com a garantia de compra após a engorda do animal, fomentando o aquecimento da economia local assim como dos municípios que fazem parte do Conagreste. Em pleno funcionamento, o Frigorifico Santa Fé terá capacidade para abater cerca de 120 animais por dia e irá gerar inicialmente uma média de 30 a 35 vagas de trabalho.

“Estamos abrindo as portas do Conagreste para esta importante parceria e que o Frigorifico Santa Fé consiga o nosso Selo de Inspeção Municipal, o SIM. Conversamos com o empresário Hilton Pivetá e ele está bastante entusiasmado com a nossa proposta. Esse empreendimento servirá não somente para a região de São Brás, mas para todos os municípios que fazem parte do Consórcio, cujos criadores terão a compra dos animais garantida”, frisou Marlan Ferreira.

O empresário Hilton Pivetá, por sua vez, destacou a importância do empreendimento para a economia local e a parceria com o Conagreste. “Já estamos trabalhando para colocar o frigorifico em operação e isso será uma coisa muito importante para o povo de São Brás e região. O Conagreste é uma instituição muito séria e estamos aqui para fazer funcionar as coisas. Também pretendemos abater animais de outros produtores, ou seja, eles pagam uma taxa, trazem o animal, nós fazemos o abate e devolvemos a carne limpa e embalada”, disse o empresário.

Além do presidente Marlan Ferreira, a visita contou com parte da equipe técnica do Conagreste, entre eles o superintendente Júnior Mota; a chefe de gabinete Graça Lisboa; as veterinárias Taíne Soares e Camila Santos; e o supervisor administrativo do SIM/Conagreste, Antonio Jatubá.

Veja vídeo: