O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) ganhou mais um município convenente. Japaratinga, localizado no Litoral Norte alagoano, aderiu ao Consórcio e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM/Conagreste). O Município teve a lei de adesão aprovada recentemente pelo seu Legislativo e o contrato de adesão ao Conagreste deve ser assinado nos próximos dias.

Com a chegada de Japaratinga, o Conagreste soma 29 municípios, entre consorciados e convenentes. Dezoitos deles integram o SIM/Conagreste, que permite que produtores e fabricantes de produto de origem animal tenham seus produtos devidamente certificados e que possam ser comercializados em todos os municípios que integram o consórcio.

Diante da recém adesão de Japaratinga, a equipe do SIM/ Conagreste foi convidada pela Associação dos Criadores de Abelhas de Japaratinga, para conhecer as instalações de sua sede e avaliar o local de uma possível Unidade de Beneficiamento de Mel, que os associados querem implantar no local.

Os veterinários do SIM/Conagreste, Taíne Soares e Rogenes Caetano, avaliaram a estrutura do local e apontaram , para a diretoria da entidade, as adequações necessárias e exigidas pela Lei Sanitária vigente, para que a associação conquiste o selo de inspeção.

Criada em 2011, a associação tem uma produção média anual de cerca de 25 toneladas de mel e tem dezenas de associados.

Segundo a veterinária Taíne Soares, a estrutura física do local está quase pronta. Há apenas algumas adequações para que a unidade de beneficiamento comece a operar de forma adequada às leis sanitárias e esteja apta a receber o selo SIM/Conagreste. Um relatório será produzido.

O superintendente  do Conagreste, Júnior Mota, acompanhou toda visita, que além de integrantes da diretoria da associação contou com a presença do secretário de Agricultura de Japaratinga, Carlos Walter de Lima Barbosa.