O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) inaugurou, nesta quarta-feira (4), a sua Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos, a primeira consorciada em Alagoas.

A solenidade inauguração, e que marcou o início oficial das operações, aconteceu no próprio Transbordo, na AL-115, zona rural de Girau do Ponciano, e teve como anfitriões, o presidente do Conagreste, e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, e o prefeito de Girau do Ponciano, Davi Barros.

A unidade de transbordo servirá como ponto de transferência intermediária dos resíduos sólidos coletados nos municípios, que posteriormente serão transportados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), no município de Craíbas. Inicialmente, a estação atenderá a seis municípios: Girau do Ponciano, Traipu, Olho D’água Grande, Campo Grande, Lagoa da Canoa e Porto Real do Colégio.

Segundo o engenheiro ambiental e sanitarista do Conagreste, Fabrício Lima, a instalação do equipamento em Girau do Ponciano foi definida no Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Três estações podem ser instaladas na região Agreste e a de Girau é a primeira delas. Fabrício também ressaltou a importância da Estação de Transbordo para os municípios e falou sobre a capacidade de acomodação de resíduos.

“Haverá uma diminuição dos custos com resíduos sólidos, o atendimento da política nacional e estadual de resíduos sólidos, entre outros tantos benefícios. A Estação está projetada, inicialmente, para receber 40 toneladas, pois a questão é mais baseada em logística de transporte. No entanto, se mais municípios mostrarem interesse em trazer seus resíduos para cá, a gente pode estudar uma ampliação”, disse Fabrício Lima.

O prefeito de Girau do Ponciano, Davi Barros, disse que, com o Transbordo, o município não fará tantas viagens por dia para a CTR de Craíbas, o que gerará uma economia de tempo e recurso, pois, assim como nos outros cinco municípios, os resíduos serão transbordados em Girau.

“Quero parabenizar ao Conagreste, parabenizar ao prefeito Marlan Ferreira, e a todos os municípios que compõem o consórcio. É a união dos municípios que fazem o municipalismo forte. Isso é muito bom”, afirmou Davi Barros.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, destacou o apoio de Davi Barros na idealização e construção do Transbordo e se disse feliz em concretizar um trabalho feito para ajudar os municípios que integram o consórcio.

“Graças ao empenho e a solicitação do prefeito Davi Barros, estamos trazendo essa Estação de Transbordo, que vai diminuir o custo e melhorar a logística do lixo transportado pelos nossos municípios consorciados. É a primeira estação de transbordo de forma consorciada em Alagoas, temos planos para construir uma outra em Maribondo. Estamos dando hoje este primeiro passo e seguimos provando que o consórcio público é uma ferramenta muito útil para o crescimento e desenvolvimento dos municípios alagoanos”, pontuou o presidente do Conagreste.

Participaram da solenidade os prefeitos dos seguintes municípios: Estrela de Alagoas, Aldo Lira; Quebrangulo, Marcelo Lima; Maribondo, Leopoldina Amorim; Campo Grande, Téo Higino; Olho D’água Grande, Suzy Higino; Craíbas, Teófilo Pereira; além de representantes dos municípios de Traipu, Feira Grande e Palmeira dos Índios.

O gerente de Licenciamento do Instituto do Meio Ambiente, Sérgio Godoy, o superintendente do Conagreste, Júnior Mota, a chefe de gabinete de, Graça Lisboa, e toda a equipe técnica do consórcio também participaram do evento.