Em pronunciamento à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), na última terça-feira (25), o deputado estadual Fernando Pereira (PP) exaltou o trabalho do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) como um exemplo a ser seguido em benefício dos pequenos e médios produtores do estado.

O parlamentar destacou, durante seu discurso, que o Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio, o SIM/ Conagreste, tem conseguido junto aos municípios consorciados uma experiência exitosa.

“O Conagreste, que é um consórcio do Agreste, que tem como presidente o prefeito de Marlan (Ferreira) da cidade de Limoeiro, sai na frente, porque juntou 26 municípios do estado de Alagoas […] os municípios assinaram e juntos têm o SIM, que é o selo de Inspeção Municipal, que quando se faz pelo consórcio, todos eles podem vender dentro daqueles municípios. Então, o Município está sendo muito mais facilitador do que o Estado de Alagoas”, declarou o parlamentar antes de pedir agilidade nas ações do parlamento para os produtores do estado.

A declaração do deputado foi dada no mesmo dia em que ele alertou os deputados sobre o prazo de funcionamento de um abatedouro do município de Viçosa, na região da Zona da Mata alagoana, que, segundo o deputado, vence no dia 22 de julho deste ano.

O SIM/Conagreste é um modelo de Inspeção que tem sido discutido entre os municípios do estado. Além de levar segurança alimentar, o Serviço também propicia que os pequenos produtores tenham aumento na renda, ampliação de mercado e a qualidade dos produtos de origem animal devidamente certificada.

Veja vídeo: