Sempre pensando em ajudar os municípios consorciados com ações e demandas, o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoas (Conagreste) firmou mais uma parceria importante que irá beneficiar os agricultores dos municípios que integram o Consórcio e que precisam realizar análise de solo.

O superintendente do Conagreste, Junior Mota, e as veterinárias Taíne Soares e Camila Silva, foram até a Cooperativa Pindorama, onde encontraram o presidente, Klécio Santos. Conforme a parceria firmada entre as instituições, o laboratório da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável), localizado dentro da Cooperativa, irá analisar amostras de solo enviadas pelos municípios de forma mais célere e com menor preço.

Atualmente, as análises são feitas apenas em Maceió e, devido à alta demanda, há uma demora no processo e tem um custo alto para os agricultores. Pensando em facilitar esse serviço, o Conagreste firmou uma parceria com o laboratório de Pindorama e as análises dos solos poderão ser feitas de forma mais rápida.

O laboratório trabalha com macronutrientes nos resultados, que apontam: Ph, Fósforo, Potássio, Sódio, Magnésio, Cálcio, Acidez do Solo, Alumínio, CTC, além de recomendação de calcário e sugestão de adubação.

Sacola para coleta de amostras de solo

Os municípios interessados deverão entrar em contato com o Conagreste para que o processo seja formalizado. Conforme o procedimento, o agricultor levará a amostra para a Secretaria de Agricultura do seu município, que marcará uma data para que as amostras sejam coletadas e levadas até o laboratório. Além do presidente da Cooperativa Pindorama, nossa equipe foi recebida pelo prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, e pelo ex-presidente da Emater, João Paulo Klécio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content