O Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) segue atraindo interesses por toda Alagoas.

Nesta terça-feira (11), a equipe do Consórcio foi até Viçosa, no leste do estado, onde se reuniu com o prefeito João Victor Calheiros e com o secretário de Agricultura do município, o agrônomo Israel Moura.

O Município manifestou o interesse em aderir ao SIM/Conagreste e recebeu o superintendente do Consórcio, Júnior Mota, as veterinárias Taíne Soares e Camila Silva, e o coordenador administrativo do serviço, Antonio Jatubá, para ajustar os trâmites.

Mota entregou, ao chefe do Executivo municipal, a minuta da Lei de Adesão para que ele avalie e, posteriormente, encaminhe para avaliação e possível aprovação do Poder Legislativo de Viçosa. O município tem pequenas indústrias de mel e um frigorífico de frango como potenciais produtores a receberem o selo SIM/Conagreste.

Ainda em Viçosa, a equipe do Conagreste foi ao campus da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e visitou o laboratório de microbiologia e doenças infecciosas da universidade, onde foi encontrou a Drª Karla Patrícia Chaves, para tratar de um convênio entre o Consórcio e o laboratório, que deve ficar responsável por avaliar os testes realizados nos alimentos que receberem o selo SIM/Conagreste. O convênio deve ser formalizado em breve.

Também na oportunidade, Mota, Taíne, Camila e Antonio se reuniram com o professor Pierre Barnabé. Ele é integrante do Grupequi (Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão) da Ufal, veterinário e tem à disposição um castramóvel, um centro cirúrgico e um canil. Um dos assunto abordados no encontro foi a castração de animais errantes dos municípios consorciados ao Conagreste.

O professor afirmou que os animais que necessitarem de cuidados específicos poderiam ser levados para o seu laboratório, para serem submetidos aos cuidados e procedimentos necessários, e devolvidos após recuperados.

“Foi uma visita bastante produtiva. Nós estamos felizes e ansiosos com a chegada de Viçosa ao Consórcio, vai ser com certeza mais uma grande parceria. Também conseguimos viabilizar duas grandes conquistas parceiras no laboratório da Ufal, cuja qualidade dos serviços é cientificamente qualificada e extremamente importante para as ações e atividades que o Conagreste vem desenvolvendo”, pontuou o superintende Júnior Mota.