O Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) segue atraindo interesses por toda Alagoas.

Nesta terça-feira (11), a equipe do Consórcio foi até Viçosa, no leste do estado, onde se reuniu com o prefeito João Victor Calheiros e com o secretário de Agricultura do município, o agrônomo Israel Moura.

O Município manifestou o interesse em aderir ao SIM/Conagreste e recebeu o superintendente do Consórcio, Júnior Mota, as veterinárias Taíne Soares e Camila Silva, e o coordenador administrativo do serviço, Antonio Jatubá, para ajustar os trâmites.

Mota entregou, ao chefe do Executivo municipal, a minuta da Lei de Adesão para que ele avalie e, posteriormente, encaminhe para avaliação e possível aprovação do Poder Legislativo de Viçosa. O município tem pequenas indústrias de mel e um frigorífico de frango como potenciais produtores a receberem o selo SIM/Conagreste.

Ainda em Viçosa, a equipe do Conagreste foi ao campus da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e visitou o laboratório de microbiologia e doenças infecciosas da universidade, onde foi encontrou a Drª Karla Patrícia Chaves, para tratar de um convênio entre o Consórcio e o laboratório, que deve ficar responsável por avaliar os testes realizados nos alimentos que receberem o selo SIM/Conagreste. O convênio deve ser formalizado em breve.

Também na oportunidade, Mota, Taíne, Camila e Antonio se reuniram com o professor Pierre Barnabé. Ele é integrante do Grupequi (Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão) da Ufal, veterinário e tem à disposição um castramóvel, um centro cirúrgico e um canil. Um dos assunto abordados no encontro foi a castração de animais errantes dos municípios consorciados ao Conagreste.

O professor afirmou que os animais que necessitarem de cuidados específicos poderiam ser levados para o seu laboratório, para serem submetidos aos cuidados e procedimentos necessários, e devolvidos após recuperados.

“Foi uma visita bastante produtiva. Nós estamos felizes e ansiosos com a chegada de Viçosa ao Consórcio, vai ser com certeza mais uma grande parceria. Também conseguimos viabilizar duas grandes conquistas parceiras no laboratório da Ufal, cuja qualidade dos serviços é cientificamente qualificada e extremamente importante para as ações e atividades que o Conagreste vem desenvolvendo”, pontuou o superintende Júnior Mota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content