O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Congreste) participou na manhã desta segunda-feira (2), de uma reunião remota com representantes do Governo Federal, do Ministério da Agricultura, Secretarias Estaduais, Prefeituras e secretários municipais, além de representantes de diversos consórcios públicos do estado de Alagoas.

Promovida pela Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP) e pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA/AL), a reunião teve como objetivo discutir a implantação do SIM- Selo de Inspeção Municipal- para os municípios consorciados, além de estimular a formalização das agroindústrias e viabilizar a adoção dos municípios compartilhando os custos por meio dos Consórcios.

O SIM é uma forma de garantir que o Município promova a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentive a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportunize a geração de renda dos produtores e, assim, amplie suas receitas fomentando o desenvolvimento local.

Outro objetivo da reunião foi orientar os Municípios para que atinjam o maior número de estabelecimentos possíveis, impulsionando a agroindústria alagoana.

Participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura, do RNPC, da AMA/AL, da Secretaria do Estado da Agricultura, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além do Conagreste, também participaram da reunião virtual, o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), o Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata Alagoana (Corszam) e o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul).

Prefeitos e secretários municipais de Agricultura acompanharam o encontro e se mostraram dispostos a encarar o novo desafio.